Espaço Zen: tranquilidade e concentração

Espaço Zen: tranquilidade e concentração

O condomínio Village Bordeaux apresenta um Espaço Zen, que busca ser um refúgio de calmaria e relaxamento para os moradores

Com todas as responsabilidades e afazeres diários, a rotina agitada acaba se tornando extremamente exaustiva, e pode prejudicar as relações sociais e, até mesmo, a produtividade – no trabalho, estudo, etc. Em meio a esse cenário corrido e caótico, é quase impossível parar um tempo para respirar com objetivo de relaxar e aliviar o estresse do dia a dia.

Por essa razão, ter um espaço de relaxamento que preza pela saúde mental e qualidade de vida é essencial nestes tempos acelerados que vivemos. E o Village Bordeaux, primeiro condomínio horizontal do bairro planejado Vinhedos, em Cuiabá, traz em sua infraestrutura um “Espaço Zen” para os moradores relaxarem, e cuidarem do corpo e da mente.

E o que é um “Espaço Zen”?

Os “Espaços Zen” são ambientes destinados ao relaxamento e à busca da concentração. Todo o projeto arquitetônico desse espaço prevê mobílias e decorações que instiguem a calma e tranquilidade para que haja um desligamento do mundo exterior.

A ideia é que esses locais sejam intimistas, transmitam paz e promovam tempos produtivos. Assim, nele, é possível fazer meditações, praticar exercícios de respiração, ler livros e até tentar diferentes alongamentos – atividades em geral que tragam benefícios à saúde física e mental.

Independente da religião, esses ambientes são voltados à conexão interna e/ou com o divino que a pessoa cultua. A decoração pode (ou não) remeter a um determinado estilo, mas o conceito arquitetônico do espaço vem inspirado nos jardins orientais, como os japoneses, que é composto por plantas, cascatas, fontes, jardins de areia, cristais, etc.

Jardim Chinês

Quais são os benefícios de um Espaço Zen?

Há uma série de vantagens em ter (ou frequentar) um espaço zen. Além de ser totalmente revigorante, o ambiente estimula otimismo, positividade, relaxamento e autoconhecimento. Dentre seus principais benefícios, destacam-se:

  • Redução do estresse

A ansiedade e o nervosismo são dois grandes problemas da geração atual, impactada pelas rotinas extremamente aceleradas. Na contramão dessa contemporaneidade, o espaço zen faz com que a pessoa se afaste das questões externas e curta a própria companhia, conectando-se com as energias mais íntimas.

Para potencializar a redução do estresse, é possível ouvir uma música, fazer meditação, ler um livro ou apenas praticar alguns exercícios de respiração.

  • Melhora a concentração

Com a carga de informações que recebemos diariamente neste mundo moderno e tecnológico, fica difícil filtrar apenas o que precisamos. Consequentemente, isso dificulta o processo de encontrar a concentração necessária.

Nesse sentido, o espaço zen ajuda a limpar a mente, refrescar os pensamentos e, assim, aguçar a criatividade, facilitando o processo de se concentrar nas tarefas do dia a dia.

  • Mais disposição na rotina

Além da redução do estresse e da melhora da concentração, o espaço zen, por promover essa paz e relaxamento, faz com que a noite de sono seja muito melhor e benéfica. E certamente que um descanso adequado garante mais disposição para as atividades diárias.

  • Proporcionar momentos de autoconhecimento

Ao se desligar do mundo externo, você consegue olhar para o interno. Com isso, em um espaço zen, você experimenta momentos de autoconhecimento, que serão fundamentais para tomadas de decisão com calma, para respirar e entender quais são as práticas diárias que fazem mais sentido para você, entre outros.

Sua moradia no Village Bordeaux, condomínio do Vinhedos Cuiabá

São muitos os benefícios de contar com um espaço zen, ambiente que integra o projeto do condomínio Village Bordeaux, onde os moradores encontrarão uma série de diferenciais benéficos à saúde mental e física.

Há muitas vantagens em escolher um condomínio horizontal como o Village Bordeaux, o Vinhedos, primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa, que traz facilidades incríveis para a vida e rotina das pessoas. Planeje sua moradia em um local que prioriza a saúde e bem-estar dos moradores.

COMPARTILHAR: