O encanamento ideal para a sua casa

Conheça as opções de encanamento e escolha a que melhor se adapta à sua residência.

Conheça as opções de encanamento e escolha a que melhor se adapta à sua residência.


Problemas hidráulicos são uma dor de cabeça para qualquer pessoa. Vazamentos, entupimentos e outras dificuldades podem comprometer a segurança e a saúde da sua família, além de gerar gastos desnecessários. Por isso, é fundamental escolher o encanamento ideal para a sua casa. Neste conteúdo, vamos apresentar os principais tipos de tubos e conexões disponíveis no mercado e ajudar você a entender qual é o mais adequado para as suas necessidades. Confira!

PVC, cobre e PPR: para que servem e como escolher o melhor para a sua casa 

Existem vários materiais disponíveis no mercado para encanamento, e cada um tem as suas vantagens e desvantagens. A escolha deve ser feita com cuidado, levando em conta as necessidades da casa e a relação custo-benefício.

PVC: resistência e facilidade de instalação

O PVC é muito utilizado em construções residenciais
O PVC é muito utilizado em construções residenciais

O PVC é um dos materiais mais utilizados devido à sua resistência à corrosão, ao baixo custo e à facilidade de instalação. É um material indicado para imóveis que não exigem uma grande vazão de água e para regiões com baixa pressão hidráulica.

O PVC é muito utilizado em construções residenciais e comerciais para a distribuição de água potável, além de ser amplamente utilizado em sistemas de esgoto. O cano de PVC é bastante flexível, o que facilita a sua instalação em espaços reduzidos e em curvas. Ele é um material durável e de fácil manutenção, mas é preciso tomar cuidado com a exposição aos raios solares, que podem ressecar o material e causar rachaduras.

Cobre: sinônimo de durabilidade

O cobre é um material altamente resistente à corrosão
O cobre é um material altamente resistente à corrosão

O cobre é outro material bastante utilizado em encanamentos. Ele é resistente a altas pressões e tem uma durabilidade maior do que o PVC. Sua instalação, no entanto, é mais complexa, e seu custo é mais elevado.

O cano de cobre é indicado para imóveis que exigem maior vazão de água, como casas com piscina, hidromassagem e aquecedor central. Ele também é utilizado em sistemas de refrigeração e ar-condicionado. O cobre é um material altamente resistente à corrosão, o que o torna ideal para regiões com água de maior acidez.

PPR: resistência a temperaturas e pressões

O PPR é resistente a altas temperaturas e pressões
O PPR é resistente a altas temperaturas e pressões

O PPR é um material mais recente e ainda pouco conhecido. Ele é resistente a altas temperaturas e pressões, além de ter uma vida útil longa. É um material indicado para imóveis que exigem maior vazão de água, mas sua instalação é mais complexa do que a do PVC, e seu preço também é mais elevado.

O cano de PPR é muito utilizado em instalações hidráulicas residenciais e comerciais, em sistemas de aquecimento central e em indústrias químicas e farmacêuticas. O PPR é resistente a vazamentos e infiltrações, o que o torna uma opção segura para instalações hidráulicas. Além disso, ele é resistente à corrosão, ao impacto e a produtos químicos, o que o torna uma opção durável e de baixa manutenção.

Garanta a segurança e eficiência hidráulica da sua residência

Escolher o encanamento correto é fundamental para garantir a segurança e eficiência hidráulica de uma residência, por isso, contar com materiais de qualidade é essencial. 

No Vinhedos Cuiabá, o primeiro bairro planejado na região do Santa Rosa, os tubos e conexões da Asperbras serão utilizados para garantir a qualidade das instalações hidráulicas. Com soluções para saneamento básico, condução de água e irrigação agrícola, a Asperbras é a escolha certa para garantir a eficiência hidráulica e a segurança da sua casa.

Com mais de 35 anos de experiência, a Asperbras é um dos maiores produtores de tubos e conexões do Brasil e conta com uma linha de mais de 100 produtos vendidos em todo o território nacional. O complexo industrial processa mais de 45 mil toneladas de tubos de PVC por ano em suas plantas em Penápolis (SP), Macaíba (RN) e Simões Filho (BA). A empresa se destaca pela qualidade e confiabilidade de seus produtos, sendo uma excelente escolha para quem busca segurança e eficiência na instalação hidráulica de sua residência.

COMPARTILHAR: