O legado das mulheres brasileiras na Arquitetura

O legado das mulheres brasileiras na Arquitetura

Em homenagem ao Mês da Mulher, apresentamos algumas das principais profissionais que projetaram obras inesquecíveis e marcantes para o setor arquitetônico no país

Durante as diversas transformações da arquitetura brasileira, muitas profissionais se evidenciaram e trouxeram visibilidade para o país. Essas mulheres projetaram e construíram obras que, além de únicas em sua beleza, também deixaram os ambientes muito mais funcionais, construindo um legado muito importante para as futuras profissionais do setor arquitetônico e de edificações.

Presentes no cotidiano muitas vezes de maneira anônima, essas arquitetas, urbanistas e engenheiras são as responsáveis por tornar nosso ambiente cada vez mais agradável e prático. Muitas delas, pelo conjunto de sua obra, deixaram um legado para as futuras gerações ao se destacarem no mercado como inovadoras e responsáveis por lançar novas tendências. E mesmo com todo o preconceito e barreiras que elas enfrentam nessa área, há grandes nomes que marcaram e marcam a história do mundo, o que mostra que essa é uma profissão tanto para homens, quanto para mulheres.

Brasileiras na Arquitetura

Nesse Mês da Mulher apresentamos um pouco mais sobre essas grandes referências. Veja a seguir uma lista que fizemos com as principais mulheres brasileiras da arquitetura e engenharia nas últimas décadas no país.

• Carmen Velasco Portinho

Natural de Corumbá (MS), Carmen nasceu no Brasil em 1903 e participou de vários projetos importantes. Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro como Engenheira e Urbanista, participou das obras do Aterro do Flamengo, do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e os conjuntos habitacionais do Pedregulho e da Gávea. Infelizmente todo o mérito por esses projetos ficou com seu colega arquiteto Afonso Eduardo Reidy, sendo reconhecida como coautora deles. Portinho também introduziu o conceito da moradia popular no Brasil e foi a terceira mulher a se formar em Engenharia no Brasil e a primeira mulher a receber o título de Urbanista.

Carmen Velasco Portinho

• Dora Alcântara

Graduada em 1957 na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, a carioca se destaca pelos seus diversos estudos sobre a azulejaria nacional. Ela também foi professora universitária e participou de obras pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Em 2019, tornou-se a segunda mulher da história a ganhar o Colar de Ouro, grande prêmio de arquitetura concedido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

• Lina Bo Bardi

Uma das arquitetas brasileiras mais conhecidas no mundo, Lina nasceu na Itália, em 1914. Após a Segunda Guerra Mundial veio com o marido, Pietro Maria Bardi, para o Brasil. Ao lado dele, ela projetou prédios ousados que mesclaram o modernismo com o populismo, tais como o Museu de Arte de São Paulo (MASP), símbolo arquitetônico de São Paulo e um dos museus mais importantes da América Latina. Entre suas obras de destaque também estão o Museu de Arte Moderna no Solar do Unhão, em Salvador, a Casa de Vidro e o SESC Pompeia, ambos na capital paulista.

MASP, uma das obras mais conhecidas de Lina Bo Bardi

• Rosa Grena Kliass

Considerada a primeira mulher paisagista do Brasil, estudou arquitetura na USP na década de 1950. Natural de São Roque, no interior paulista, ela é fundadora da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP). Ao longo da carreira, defendeu fortemente a construção de jardins e parques verdes nas cidades grandes, e entre suas obras famosas estão a revitalização do Vale do Anhangabaú, nos anos 1980, e projeto paisagístico da Avenida Paulista, além de outras construções espalhadas pelo Brasil. Em 2019, Rosa foi a primeira mulher da história a receber o Colar de Ouro pelo IAB.

Rosa Grena Kliass

• Enedina Alves Marques

Foi a primeira mulher negra a se formar em engenharia no Brasil e a primeira engenheira no sul do país. Depois de se formar, atuou em diversas empresas, tendo chefiado outros técnicos e engenheiros. Gerenciou obras e, mais do que tudo, fez-se respeitada diante de um ambiente muitas vezes preconceituoso. Hoje, tem seu nome no Livro do Mérito do Sistema Confea/Crea.

Enedina Alves Marques

• Mayumi Watanabe Souza Lima

Natural de Tóquio, no Japão, veio ainda pequena para o Brasil e estudou na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (USP). Ela estagiou com Lina Bo Bardi, e decidiu focar a carreira para desenvolver equipamentos públicos voltados para a educação. Foi casada com o arquiteto Sérgio Souza Lima, com quem chegou a projetar escolas públicas e residências, além de também ter sido professora universitária e de ter publicado diversos livros sobre arquitetura e educação.

Mayumi Watanabe Souza Lima

Arquitetura no Vinhedos

O trabalho de arquitetas e arquitetos é muito valorizado no blog Vinhedos Cuiabá. Há entrevistas com importantes profissionais da área arquitetônica, explicando seus conceitos, inspirações e modo de trabalhar, além de imagens do portfólio para inspirar os futuros moradores do bairro.

 

COMPARTILHAR: