Fazer planejamento da obra com muita atenção é importante para que os projetos comerciais possam ser aplicados dentro da realidade desejada.
Elaborar um projeto específico para um comércio apresenta características diferentes do desenvolvimento de um projeto residencial. Para planejar construções de Projetos Comerciais, que com certeza chamarão a atenção de clientes e vão colocar sua loja “na vitrine”, deve-se levar em consideração fatores muito importantes, tais como: o objetivo do empresário, o espaço disponível, o tipo de comércio, o público-alvo, entre outros.
No bairro Vinhedos, haverá dezenas de lotes destinados a pequenos comércios e, visando a isso, demonstraremos algumas dicas com enfoque nas etapas de pré-obra que servirão para auxiliar em um planejamento eficaz, realista e certeiro.
O que é Arquitetura Comercial?
Arquitetura Comercial é o projeto de edifícios e estruturas designadas ao uso comercial. O arquiteto comercial maximiza a funcionalidade dos espaços, combinando design de interiores e tecnologias de ponta para atender às necessidades de um determinado negócio.
Além de ser responsável por projetar, coordenar, executar e acompanhar as obras, ele busca capturar esteticamente a cultura organizacional e aumentar a eficiência operacional, com enfoque especial e específico no tipo de comércio desejado para aquele determinado ambiente.
Projetos Comerciais, um segmento em alta
A experiência de compras está cada vez mais complexa. Com tantas alternativas e conveniências à disposição, atrair clientes para sua empresa e estimulá-los a comprar seus produtos e serviços são fatores primordiais, e é nesse momento em que a Arquitetura Comercial, juntamente com o design de interiores, entra em cena.
Realizando um bom planejamento de projetos comerciais
Para um bom planejamento, deve-se reunir todas as informações possíveis previamente à realização da obra, e com isso, é possível levar em consideração os potenciais imprevistos. Um erro bastante cometido é fazer planejamentos pressupondo apenas situações “perfeitas” e ideais, o que torna o trabalho arriscado a partir do primeiro passo da construção. Além disso, uma noção de tempo equivocada pode conduzir a um cronograma inaplicável, resultando em gastos extras que poderiam ter sido evitados.
Principais etapas de um projeto de construção comercial certeiro e eficaz:
- Elaboração dos projetos comerciais
O projeto deve ser montado com a ajuda de ferramentas computacionais, de acordo com a escolha do cliente, do arquiteto e do executor da obra. Os desenhos devem ser elaborados sempre levando em consideração a realização da edificação, contendo o máximo de detalhes e de informações possíveis, para não deixar espaços para dúvidas e erros.
- Os detalhes importam
Os projetos também devem apresentar um material descritivo que inclua todos os itens que devam ser utilizados na execução. Esse documento pode ter dados básicos, como a especificação de quais salas devem possuir paredes brancas, por exemplo, e mais detalhes, como a marca de tinta e cor a ser usada.
- Revisão e aprovação
As revisões no projeto de construção podem ser solicitadas para a retirada de dúvidas e correção de erros ou imperfeições antes da realização da obra. Isso também pode acontecer em caso de confrontamento de dois projetos, como o estrutural e o arquitetônico não alinhando o local de construção dos pilares, por exemplo. É de extrema importância que todos os projetos sejam muito bem analisados, para evitar erros que possam, inclusive, prejudicar a integridade estrutural da edificação.
Melhores experiências para seus clientes
A maneira como é disposto o mobiliário dentro de um comércio também deve ser muito levada em consideração, uma vez que o espaço por onde o cliente transita e quais pontos de contato ele terá com a marca nesse caminho definem a experiência que seu comércio passa para cada público. Cada pequena interação é uma oportunidade de negócio e, através da distribuição espacial, a Arquitetura Comercial ajuda a potencializá-la.
Certas características do ambiente, como paleta de cores, revestimentos e iluminação, despertam sensações específicas. Cheiros e sons também fazem parte do pacote, e nos levam a associar certas experiências com a marca. Além de melhorar a acessibilidade, isso pode aumentar o movimento e o tempo que o cliente fica no ambiente.
E como a Arquitetura Comercial pode viabilizar isso? A resposta é bem simples: além de incorporar a identidade visual da empresa de maneira marcante, um projeto bem pensado pode te ajudar a trilhar o caminho dos seus objetivos comerciais e da felicidade de seus clientes.