Skate atrai público em estreia nas Olimpíadas

Skate atrai público em estreia nas Olimpíadas

No total, 80 skatistas classificados para as Olimpíadas de Tóquio disputam medalhas nas modalidades park e street, ambas pleiteadas no masculino e feminino

O skate ganhou tamanha popularidade no mundo todo que irá ter sua aguardada estreia na programação olímpica, nas Olimpíadas de Tóquio, 2021. As provas de skate serão disputadas em duas categorias, park e street, ambas no masculino e no feminino.

A estreia do skate nas Olimpíadas japonesas acontece com o street masculino, no dia 25 de julho (às 21h de sábado, dia 24, no Brasil), seguido, no dia posterior, pelo street feminino. Já os atletas da categoria park sairão para a pista nos dias 4 e 5 de agosto. As disputas começam e acabam no mesmo dia. No total, são 80 skatistas classificados para as Olimpíadas, sendo 20 para cada categoria e gênero, com 12 medalhas em disputa. As competições acontecerão no Ariake Urban Sports Park, em Tóquio.

Nova audiência dos Jogos Olímpicos

A entrada do skate no programa olímpico é vista como uma tentativa de modernização da competição por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI). Ao lado do surf, outro esporte estreante em Jogos Olímpicos, o skate é considerado um “ímã” para atrair a audiência de um novo público. O COI acredita, assim, que chamará a atenção dos jovens, já que estes demonstram pouco interesse nos esportes mais tradicionais, e poderão assistir a seus ídolos do skate em ação.

Já para o esporte, a audiência de 3,5 bilhões de telespectadores ao redor do mundo será uma grande vitrine. Desta maneira, atrairá ainda mais público e patrocínio, colocando por fim qualquer ideia sobre o skate ser atualmente “marginalizado”.

MODALIDADE PARK – FOTO: Julio Detefon

No entanto para alguns adeptos mais puristas do skate, a ideia em vê-lo como um esporte tradicional não é bem-vinda. Eles acreditam que estar nos Jogos Olímpicos reduza-o a uma disputa de medalhas, esvaziando todo o seu conceito e a filosofia de vida dos praticantes.

Modelos de disputa do skate olímpico

Polêmicas à parte, o skate está garantido em Tóquio e são as modalidades street e park  as escolhidas pelo COI e pela Federação Internacional de Skate (World Skate) para marcar a estreia olímpica. Confira a seguir as diferenças entre essas modalidades:

  • Street: é a base essencial do skate, com a simulação de obstáculos de rua como: escadarias, rampas e corrimões. Na competição, os 20 skatistas classificados, divididos em grupos de cinco, necessitam usar técnica e a criatividade para a elaboração de cinco manobras. Durante dois rounds de 45 segundos, o atleta busca alcançar a maior pontuação, na avaliação dos cinco jurados, numa escala que vai até 10.
  • Park: combinação de vários tipos de pistas, como Half-Pipes, Bowls e Banks, apresentando inclinações verticais de três a quatro metros, com alguns obstáculos conectados entre si. Nestas conexões, os skatistas buscam executar sua linha de manobras aéreas em sequência e com o máximo de habilidade. A pontuação classifica oito skatistas para a final, na qual serão decididos os três medalhistas.
Rayssa Leal, terceiro lugar no campeonato mundial de street

Torcida brasileira no skate 

As chances de o Brasil abocanhar medalhas no skate olímpico são várias. Rayssa Leal, por exemplo, de apenas 13 anos, ficou em terceiro lugar no campeonato mundial de street, realizado em Roma, no início de junho, e Pâmela Rosa é a líder do ranking mundial. Na seleção masculina, o paulista Kelvin Hoefler leva na bagagem seis títulos mundiais do World Cup Skateboarding e várias medalhas do X Games, as “Olimpíadas dos esportes radicais”.

Nos principais campeonatos, o país costuma dividir o pódio com esportistas dos Estados Unidos e do Japão. Serão 12 atletas brasileiros, três homens e três mulheres em cada modalidade na estreia do skate nas Olimpíadas. Conheça abaixo os representantes do skate brasileiro na Ásia:

  • Street feminino: Pâmela Rosa, Rayssa Leal e Letícia Bufoni;
  • Street masculino: Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo e Giovanni Vianna;
  • Park feminino: Yindiara Aps, Dora Varela e Isadora Pacheco;
  • Park masculino: Pedro Quintas, Pedro Barros e Luiz Francisco.

Pista de skate e patins no Vinhedos

O esporte é essencial para o desenvolvimento de crianças e adolescentes, e o skate se apresenta como um dos mais procurados para lazer e diversão, inclusive entre adultos. O bairro Vinhedos disponibilizará modernas pistas de skate e patins para quem já pratica ou quer começar a executar suas primeiras manobras. No Vinhedos, o incentivo à prática esportiva é garantida, pois sabemos ser o esporte e o exercício físico primordiais para a garantia de uma boa qualidade de vida.

modalidade street – Foto: Julio Detefon/Divulgação

 

COMPARTILHAR: