Suítes promovem conforto e privacidade

Suítes promovem conforto e privacidade

Optar pela construção de suítes em projetos residenciais proporciona maior conforto e privacidade para famílias

Muitos critérios são levados em conta antes da construção de um imóvel, e a suíte é um dos grandes atrativos hoje em dia, uma vez que a maioria das pessoas buscam, principalmente, conforto e privacidade em um imóvel, e uma suíte é sinônimo de ambos. Entretanto, apesar de ser uma palavra simples, a suíte pode ser de vários tipos e apresentar diferentes características que agregam no dia a dia. Desse modo, entender cada uma das opções e suas vantagens é a melhor maneira de não fazer a escolha errada.

O que é suíte?

Antes de descobrir os tipos de suíte e suas vantagens, é importante entender o conceito da palavra “suíte”. Por definição, suíte são dois cômodos que possuem integração direta um com o outro, em que um deles é um dormitório e o outro um banheiro. Muitas vezes, esse cômodo também acaba sendo maior do que um quarto comum. Normalmente, é mais usual encontrar uma suíte no dormitório do casal, porém, hoje em dia, existem diversas opções de imóveis com mais de uma suíte. Não existem regras, tudo depende do projeto que foi feito. É importante ressaltar que o banheiro da suíte é exclusivo do dormitório, podendo ser considerado um banheiro privativo, dando maior conforto aos ocupantes.

É bom sempre ter em mente que a escolha pelo quarto com suíte, independentemente de qual seja ela, deve ser discutida, planejada e muito bem projetada

 Tipos de suíte

Na prática, existem três tipos de suíte, cada uma com características e vantagens específicas que podem direcionar cada público para sua necessidade de uso. Deste modo, entender os diferenciais de cada tipo é muito importante para saber se aquele cômodo vai atender à sua rotina e se adequar às suas preferências.

  • Suíte comum

Trata-se da opção mais básica, e conta com o banheiro e o dormitório integrados em um espaço mais amplo que os dormitórios comuns. Esse tipo de suíte é bastante procurada por quem deseja mais privacidade e um ambiente somente seu para relaxar. Há algum tempo, era mais comum residências possuírem apenas uma suíte, porém, hoje em dia, devido às mudanças no mercado imobiliário e às necessidades e preferências das famílias, é comum que os imóveis possuam mais de uma suíte, que podem ser utilizadas para hóspedes, filhos ou outros.

Suíte comum
  • Demi-suíte

A demi-suíte, ou suíte americana, trata-se de um conceito muito popular nos Estados Unidos, e apesar de não se tratar de um termo muito comum no Brasil, não significa que a proposta seja impossível de se encontrar por aqui. A demi-suíte nada mais é do que um banheiro integrado a dois quartos. De modo mais simples, ambos os dormitórios teriam acesso a esse banheiro, que seria exclusivo apenas aos dois e não ao restante da casa. Essa proposta é antiga e um pouco mais difícil de se achar nos dias atuais, mas continua sendo uma saída rápida e barata para quem deseja uma suíte e não quer ter tantos gastos.

Esse tipo de projeto pode ser utilizado para famílias com dois filhos, por exemplo, pois eles podem ter seus próprios quartos, mas com um banheiro compartilhado, gerando economia de espaço e até de orçamento. É recomendado que alguns itens de uso comum sejam duplicados, tais como as cubas e toalheiros, além de instalação de armários maiores.

Banheiro da demi-suíte
  • Suíte master

A suíte master possui o mesmo conceito da suíte comum, diferenciando-se apenas por ser a mais importante e equipada da casa. Ela é a maior, tanto o quarto quanto o banheiro, e já que muitos imóveis possuem mais de uma suíte, a master seria a principal, podendo contar até mesmo com uma lareira privativa ou com uma banheira, por exemplo. Ela se diferencia, principalmente, por ter um espaço mais generoso e amplo, uma área para closet e um banheiro maior, que costuma possuir cubas e chuveiros duplos, e até mesmo uma banheira para maior comodidade do casal. Outros diferenciais como lareira ou varanda privativa também podem aparecer no projeto. Sendo assim, ela se torna o principal e mais luxuoso dormitório de uma residência de alto padrão.

Suíte master

Vantagens de se optar pela construção de uma suíte

  • Maior comodidade e praticidade;
  • Mais privacidade na hora do banho;
  • Ser um diferencial para quem tem crianças em casa;
  • Ser um diferencial, também, para os adolescentes que desejam ter seu próprio espaço.

No que se refere às crianças, por exemplo, a suíte evita que se dê banho no bebê no banheiro e precise sair andando com ele nos braços até chegar ao quarto, protegendo-o, assim, de correntes de ar que possam vir a causar resfriados.

Qual suíte escolher?

É bom sempre ter em mente que a escolha pelo quarto com suíte, independentemente de qual seja ela, deve ser discutida, planejada e muito bem projetada, para evitar, assim, problemas futuros. Não existe a suíte correta ou perfeita, apenas o tipo que melhor se enquadrará às necessidades e aos anseios de cada família.

COMPARTILHAR: