Esporte da raquete e da bolinha traz uma série de benefícios à saúde do corpo e da mente, além de favorecer novas amizades
O tênis é conhecido como um dos esportes mais completos e dinâmicos que existe. Saques, voleios, smashs e demais golpes, característicos deste esporte da raquete e da bolinha, trazem uma série de benefícios à saúde do corpo e da mente de quem o pratica, além de ser uma ótima opção para quem quer entrar em forma e até mesmo fazer amigos em um ambiente saudável e esportivo.
Criado no século XIX, na Inglaterra, o tênis foi considerado por décadas um esporte de elite, principalmente pelo custo para jogá-lo com a necessidade de quadras equipadas, raquetes, bolinhas, roupas e calçados especiais. No entanto, o tênis tem ganhado popularidade no Brasil desde os títulos de Gustavo Kuerten, o Guga, especialmente o tricampeonato em Roland Garros, um dos quatro principais torneios do circuito mundial do esporte. Estima-se que haja 2 milhões de jogadores amadores e profissionais de tênis atualmente no Brasil, estando entre os 10 esportes mais praticados no país. No mundo são 87 milhões de tenistas espalhados por 195 países.
Professor de tênis em Cuiabá, Dudu Leite acredita que esse estigma que o tênis carrega, de ser um esporte somente para poucos, ficou para trás com o acesso mais fácil de quadras em condomínios, clubes e academias. “Basta a pessoa querer praticar o esporte”, afirma Dudu.
Benefícios do tênis
Os benefícios a curto e longo prazo são muitos para os praticantes de tênis:
- Condicionamento físico;
- Rapidez nos pensamentos;
- Melhora na capacidade de reação;
- Controle emocional;
- Concentração;
- Espírito de luta;
- Novos amigos;
- Ambiente saudável.
“É um esporte que atrai pessoas bacanas, que gostam de se exercitar, inclusive a cabeça, até porque no tênis o principal adversário a ser batido somos nós mesmos. Então estamos em busca de um rendimento sempre melhor, sempre crescente. E são pessoas respeitosas, porque quem faz a marcação dos jogos de tênis são os próprios jogadores, com cada um marcando a sua bola e a bola do outro dentro do seu espaço. Então existe uma lealdade e uma justiça muito grande”, ressalta o professor.
“Caso a pessoa queira começar como uma atividade de lazer e tiver uma quadra de fácil acesso, com certeza ela pode pegar uma raquete, encontrar um amigo e ir lá brincar. Isso, porém, será comprometedor para depois, porque vai aprender errado e o tênis é um esporte de técnicas apuradas, que são aprendidas paulatinamente, aula a aula. É um processo relativamente longo e aprender errado vai limitar o rendimento do novo tenista na quadra”
Dudu Leite, Professor de tênis em Cuiabá
Como começar a jogar tênis?
Antes de tudo é importante ver um jogo ao vivo. Não apenas de profissionais na TV, mas em uma quadra, com amadores mesmo. Se o interesse se mantiver vivo depois disso, o primeiro passo é procurar um professor para aprender o passo a passo do esporte com um profissional.
“Caso a pessoa queira começar como uma atividade de lazer e tiver uma quadra de fácil acesso, com certeza ela pode pegar uma raquete, encontrar um amigo e ir lá brincar. Isso, porém, será comprometedor para depois, porque vai aprender errado e o tênis é um esporte de técnicas apuradas, que são aprendidas paulatinamente, aula a aula. É um processo relativamente longo e aprender errado vai limitar o rendimento do novo tenista na quadra”, adverte Dudu.
Além de procurar um professor para aprender a técnica esportiva, antes de começar a dar as primeiras raquetadas é interessante visitar um médico para ver se a saúde está em dia. “Os cuidados são aqueles que toda pessoa que não pratica atividade física deve ter, ver as condições cardiológicas e pulmonares, verificar se está tudo ok com os músculos, nervos, tendões, ossos, ligamentos e articulações. O tênis é um esporte em que se utiliza muito a movimentação do corpo inteiro, por isso é tido como um dos esportes mais completos”, explica Dudu.
Outras dicas para o jogador iniciante são praticar sempre o jogo – inclusive sozinho, rebatendo bolas no chamado “paredão” –, procurar utilizar sempre os melhores equipamentos como calçados e raquetes e sempre assistir aos jogos, pois é possível aprender muito vendo os outros jogarem.
Tem idade ideal para jogar tênis?
Qualquer idade é a ideal se o objetivo for se divertir rebatendo umas bolinhas com os amigos, ou até mesmo talvez participar de alguns campeonatos de fim de semana no seu condomínio ou clube. “Não existe idade certa, o tênis é um esporte para todas as idades. Se a pessoa tiver 60, 70 anos e quiser aprender, se ela estiver em condições físicas, está tudo certo. Ela pode começar sem problemas porque vai começar certamente em um ritmo ideal para ela. Hoje as aulas quase todas são em conjunto, então isso facilita até para que o rendimento seja bom”, destaca o professor.
Mas para os pais que querem ver seus filhos como os futuros Gugas ou Meligenis, Dudu explica que por volta dos 5 anos já é possível colocar os pequenos para rebater umas bolinhas. “Na verdade o tipo de ensino é diferente, mais lúdico, em forma de brincadeira para a criança ir se ambientando com a quadra, com a raquete, com as bolas, com a rede, com o espaço de uma maneira geral, para ter ali uma noção de timing de movimento, de ter uma raquete na mão”, ressalta.
Regras do tênis
Em um primeiro momento, as regras do jogo de tênis podem parecer bem complicadas. No entanto, logo com os primeiros jogos dá para perceber que é tudo na verdade muito simples. Um jogo pode ser disputado individualmente ou por duplas. O seu objetivo é fazer com que a bola toque o chão por duas vezes do lado adversário antes de ser rebatida, o que determina a marcação de um ponto.
O ponto é sempre iniciado com um saque ou serviço. O tenista tem duas chances para sacar. Se no serviço, a bola tocar a rede e cair dentro da área de saque, acontece o “let”, com a repetição do saque. Já se o jogador errar as duas chances de saque, ele comete uma “dupla falta” e, assim, perderá o ponto. As partidas são divididas em pontos, games e sets. Geralmente, um jogo de tênis é disputado em 3 sets (quem ganhar dois será vencedor).
A contagem dos pontos no tênis é feita por 15, 30, 40 e game. Caso os jogadores ou duplas empatem por 40 a 40, acontece o que é chamado de “deuce”, e o game somente será definido quando houver dois pontos de vantagem. Para vencer um set, o tenista ou a dupla precisa vencer 6 games, com vantagem de dois games sobre o adversário.
Se o set chegar ao empate por 5 a 5, ele terminará quando um jogador ou uma dupla vencer 7 games (7/5). Contudo, se houver empate por 6 a 6, o set será decidido no game de desempate, conhecido como tie-break, com outro formato de contagem de pontos.
Principais golpes do tênis
- Forehand ou direita: é o movimento feito com a raquete com a palma da mão virada para a frente. Ele acontece do lado direito para os destros, e do esquerdo para os canhotos.
- Backhand: este é o golpe inverso ao forehand, ou seja, com a palma da mão virada para trás. Logo, acontece do lado esquerdo para os destros e do direito para os canhotos.
- Smash: semelhante ao movimento do saque, de cima para baixo, o smash aproveita as bolas altas do adversário para lançá-las de volta com potência.
- Voleio: é o ato de rebater a bola antes de ela quicar no chão da quadra. O golpe normalmente é feito perto da rede e manda a bola para o fundo da quadra do adversário.
- Saque: onde tudo começa. Geralmente, o saque é feito arremessando a bola para cima e acertando-a com a raquete acima da cabeça, com movimento para baixo.
- Slice: é o corte que se dá na bola com a raquete praticamente na horizontal. A ideia é desorientar ou quebrar o ritmo do adversário.
Esportes no Vinhedos
A prática esportiva e o lazer são incentivados no Vinhedos. O bairro contará com quadras modernas de tênis, disponíveis para quem conhece ou pretende conhecer o esporte. Uma prática esportiva que ganha cada vez mais adeptos, o tênis é perfeito para manter a saúde em dia, fazer amigos e tirar o stress do cotidiano, e, o melhor, os moradores do Vinhedos poderão fazer isso a poucos metros de casa.