Glossário do Mercado Imobiliário

Glossário do Mercado Imobiliário

Conheça 10 termos usuais para quem vai comprar, vender ou alugar um imóvel

Saber alguns termos específicos do mercado imobiliário é essencial para quem está planejando alugar, comprar ou construir um imóvel. Isso facilita o processo de negociação e gera ao comprador e/ou futuro proprietário uma maior compreensão do que é necessário para adquirir o imóvel, além de, claro, deixá-lo mais seguro e “entrosado” com os trâmites necessários.

Separamos dez termos muito utilizados no mercado imobiliário que podem te ajudar a se guiar se você está à procura de um imóvel.

Alvará: documento emitido por órgãos públicos que permite ações em determinados espaços, como mudanças estruturais nas construções e diminuição ou aumento de áreas construídas, por exemplo.

Habite-se: documento emitido pela Prefeitura, somente após a vistoria, autorizando a ocupação de determinado imóvel.

Caução: termo bastante comum do universo imobiliário para quem vai alugar um imóvel no Brasil. Trata-se de uma garantia, em cheque ou depósito bancário, assegurando uma das partes que os compromissos financeiros acordados serão cumpridos.

Contrato de gaveta: um registro em papel do que foi combinado verbalmente entre comprador e vendedor. Como este “contrato” não é registrado em cartório, ou seja, não é juridicamente válido, guardado apenas para fins de confirmação da negociação, daí seu nome.

Hipoteca: uma instituição financeira exige que sejam apresentadas garantias de pagamento ao realizar um empréstimo. No caso da hipoteca, o imóvel é sujeitado como a garantia, e, caso a dívida não seja paga, o credor pode tomar o imóvel para liquidá-la.

Usucapião: é uma forma de aquisição de imóvel pelo tempo de uso. Sendo assim, se uma pessoa ocupa um determinado imóvel, como se fosse real proprietária do mesmo, por muito tempo, ela pode receber o direito de domínio sob o bem.

Imóvel na planta: termo para designar a compra de um imóvel em sua fase de lançamento, ou seja, que está em construção ou ainda será construído. Nesta modalidade de compra, o imóvel é adquirido juntamente a uma construtora ou incorporadora.

Amortização: a diminuição do saldo devedor de um financiamento imobiliário por meio de um adiantamento no pagamento das parcelas.

Área comum: este termo se aplica exclusivamente aos condomínios. Refere-se às áreas do condomínio compartilhadas por todos, como hall social, áreas de lazer (parques, piscinas etc.), escadas, entre outros.

Condomínio de lotes: tipo de condomínio edilício cujas unidades autônomas são lotes aptos a serem edificados por seus adquirentes, em lugar de edificações prontas.

Venha morar no Vinhedos

As obras no Vinhedos estão a todo vapor e logo você poderá usufruir de toda inovação, conforto e segurança que o bairro tem a oferecer. Nesta fase de pré-lançamento, as visitas estão sendo agendadas aos sábados e domingos. Nosso primeiro lançamento será um condomínio fechado de alto padrão. Fique de olho aqui no nosso blog e em nossas redes sociais para não perder as novidades do mais novo bairro de Cuiabá, o primeiro planejado da região do Santa Rosa.

COMPARTILHAR: