Qualidade de vida nos condomínios horizontais

Qualidade de vida nos condomínios horizontais

Estes empreendimentos tiverem alta na procura por aliar qualidade de vida à segurança, lazer e comodidade

O mercado imobiliário em Cuiabá está bem aquecido, sendo que o segundo trimestre deste ano (entre abril e junho) movimentou 66,7% a mais que o mesmo período de 2020. Neste cenário, destaca-se a procura por imóveis completos em condomínios fechados, que prezam por mais espaço, tanto em área construída quanto em quintais e áreas verdes. Sim, os holofotes estão nos condomínios horizontais, que por um tempo ficaram ofuscados pelos condomínios verticais, adensados, na maioria das vezes, em meio aos centros urbanos.

O que são condomínios horizontais?

Os condomínios horizontais são aqueles em que os imóveis são construídos no plano horizontal, ou seja, um do lado do outro. De maneira simplificada, o condomínio horizontal nada mais é que um “condomínio de casas”, diferentemente dos verticais, com os imóveis construídos no plano vertical – um em cima do outro –, que são os condomínios em prédio, os famosos apartamentos.

Projeto Grupo Novari

Em busca de melhor qualidade de vida

Na visão de Wanderson Xavier, diretor-executivo do Grupo Novari, construtora e incorporadora de Cuiabá, esta alta na busca por imóveis em condomínio está ligada, principalmente, às mudanças nos hábitos do consumidor, que passou a prezar pela qualidade de vida e, muito disso, é reflexo da pandemia. “Essa ruptura significativa ocorrida no mundo trouxe um ‘novo normal’, e com ele, a necessidade de se buscar qualidade de vida e novas formas de convivência. Os consumidores enxergam nos condomínios horizontais a possibilidade de equacionar, principalmente, a convivência familiar, segurança, e a implementação de locais ‘home office’ nas residências.”

Xavier, ainda, destaca que demais impactos da pandemia no setor imobiliário foram o favorecimento na taxa de juros de financiamentos, a carência do prazo de pagamento da entrada, entre outros fatores que cooperam para investir na aquisição de terrenos e construção de imóvel.

O perfil de um comprador de um imóvel de alto padrão em condomínio horizontal, que perpassa por jovens executivos com boa posição profissional a casais maduros, bem-sucedidos e financeiramente estáveis, segundo Wanderson Xavier, vem se tornando mais diversificado, justamente por estas facilidades de acesso aos créditos imobiliários, mas todos compartilham algo. “O consumidor do imóvel em condomínio horizontal possui características de um investidor que visa a um bom negócio: antenado, detalhista, perfeccionista e visionário. Mesmo que a intenção seja de moradia própria, esse consumidor tem como essencial que o imóvel esteja sempre em processo de valorização, bem como a região na qual ele se encontra.”

“Destaca-se, ainda, o planejamento urbano interno, composto de ruas, travessas e alamedas internas com uma estética harmônica, sendo arborizadas, bem-sinalizadas, com velocidade controlada, monitoradas, iluminadas e limpas, trazendo segurança aos moradores e, ao mesmo tempo, convívio social com vizinhos e a comunidade interna num clima de harmonia”

Infraestrutura e vantagens dos condomínios horizontais

E por falar em região, isso é algo que deve ser levado em conta por quem almeja qualidade no estilo de vida ao comprar um imóvel em condomínio. “A busca pela qualidade de vida tem feito com que algumas pessoas invistam em condomínios próximos a grandes áreas verdes. Esses empreendimentos se caracterizam pela tranquilidade e contato com a natureza, o que, inclusive, favorece a prática de esportes, proporcionando uma vida mais saudável”, conta Wanderson Xavier.
O diretor-executivo da Novari destaca que a localidade é importante também para permitir que o comprador personalize a residência a sua maneira, assim, terrenos amplos em lugares arborizados, iluminação e ventilação naturais são fatores importantes que, ainda, facilitam a implementação de soluções sustentáveis.

Projeto Grupo Novari

Como vantagem de se morar em um condomínio, Xavier pontua a possibilidade de residir em um ambiente personalizado e dentro de uma atmosfera que proporcione segurança, bem-estar e comodidade. Para tal, ele explica que, além da região, a infraestrutura interna também conta muito, como segurança 24 horas, iluminação, cabeamento em fibra ótica, áreas comuns voltadas para a saúde e bem-estar dos moradores, como pistas para corridas e caminhadas, piscinas para diferentes faixas etárias, academias de ginástica etc.

“Destaca-se, ainda, o planejamento urbano interno, composto de ruas, travessas e alamedas internas com uma estética harmônica, sendo arborizadas, bem-sinalizadas, com velocidade controlada, monitoradas, iluminadas e limpas, trazendo segurança aos moradores e, ao mesmo tempo, convívio social com vizinhos e a comunidade interna num clima de harmonia”, complementa Wanderson.

Projeto Grupo Novari

Vinhedos alinhado às expectativas dos moradores

Em uma localização privilegiada, Vinhedos é o primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa, em meio a uma área verde de mais de 2,6 milhões de m2 e próximo a pontos importantes de Cuiabá, como o Shopping Estação, Hospital Santa Rosa e Supermercado BigLar.
Sua infraestrutura também não deixa a desejar, com soluções inteligentes para a segurança, comodidade e lazer de seus moradores, tais como:

Sistema de segurança de uma smart city;
• Wi-Fi em áreas comuns;
Coleta de lixo inovadora;
Espaço de ginástica;
• Trilha de bike e muito mais.

Projeto Grupo Novari
COMPARTILHAR: