Tons e texturas: inspirações para criar um mix

Tons e texturas: inspirações para criar um mix

Descubra como incorporar diferentes tons e texturas para criar um mix na decoração de um ambiente


Os tons e as texturas são elementos essenciais na decoração de qualquer ambiente. São capazes de criar sensações, transmitir personalidade e deixar o lugar mais acolhedor e confortável. 

Embora seja uma tendência em alta, a escolha correta desses elementos pode fazer toda a diferença na composição de uma decoração harmoniosa e aconchegante. 

Juntamos aqui algumas ideias e inspirações para valorizar a decoração da sua residência. Confira: 

Texturas na decoração 

As texturas referem-se às características de diferentes materiais usados para decorar o espaço, adicionando interesse visual e profundidade ao ambiente, criando uma sensação de conforto e acolhimento, e ajudando a equilibrar e harmonizar diferentes elementos decorativos. 

Elas podem ser adicionadas através de diversos elementos, como tecidos, tapetes, papéis de parede, objetos decorativos, materiais de revestimento, entre outros. 

A escolha cuidadosa das texturas pode ser uma maneira eficaz de personalizar e dar um toque especial a uma decoração.

Aposte em um mix com diferentes tecidos e texturas

Diferentes tonalidades 

Ao criar um mix de tons e texturas em um espaço, é importante considerar a combinação das cores e suas tonalidades que podem ser utilizadas para obter um resultado harmonioso e visualmente agradável. 

A primeira etapa é escolher uma cor base. Essa cor deve ser mais predominante e usada como referência para escolher outras cores que irão implementá-las. É indispensável escolher uma cor que você goste e combine com o estilo da sua residência. 

Usar cores complementares, como azul e laranja ou amarelo e roxo, em elementos decorativos é também outro ponto essencial para adicionar um contraste visual no espaço. 

É importante não exagerar em uma única cor ou textura, mas, sim, tentar equilibrar as diferentes cores e texturas para criar um ambiente harmonioso e acolhedor.

Mix de tecidos 

Os tecidos são uma das formas mais versáteis e eficazes de adicionar textura e tom, criando materiais mistos na decoração. Combinando diferentes tecidos, é possível criar profundidade visual e tátil, contraste e interesse em um ambiente.

Para melhores resultados, é necessário escolher tecidos de diferentes texturas, como seda, algodão, veludo e linho, e misturá-los em diferentes elementos decorativos, como cortinas, tapetes, almofadas e estofados.

Além disso, é importante escolher tecidos que sejam visualmente atraentes e que combinem com a cor e o estilo do cômodo. 

Papéis de parede 

Por fim, os papéis de parede são uma excelente opção para adicionar textura a um cômodo de forma rápida e fácil. Isso porque existem diversos tipos de papéis de parede com diferentes texturas, como texturas de tijolos, madeira, pedras, concreto, entre outras. 

É uma decoração versátil e pode ser usada em diferentes cômodos da casa – desde a sala de estar até o quarto ou o escritório. 

papéis de parede são uma excelente opção para adicionar textura a um cômodo de forma rápida e fácil

Seja criativo! 

Ao decorar um ambiente, é comum surgirem diversas dúvidas em relação à combinação de diferentes materiais e texturas. Mas a verdade é que não existem regras exatas quando se trata de decoração. 

Cada espaço é único e pode ser decorado conforme o estilo e gosto pessoal de cada um. A chave para uma decoração de sucesso é experimentar diferentes combinações e usar a criatividade. 

Vinhedos, empreendimento da Abitte 

Agora que você ficou por dentro de tons e texturas para criar um mix em sua decoração, utilize as dicas para a sua moradia em um bairro moderno e sofisticado como o Vinhedos, localizado na região do Santa Rosa, em Cuiabá.

COMPARTILHAR: