Papel de parede: o revestimento criativo para a decoração

Papel de parede: o revestimento criativo para a decoração

Ideal para transformar os diversos ambientes de uma residência, item decorativo apresenta opções dinâmicas em materiais e estilos

Mudar o visual da casa de tempos em tempos é algo interessante, e o papel de parede é um item ideal para essas “revoluções” decorativas ocasionais. Indicado para personalizar os espaços da casa, o papel de parede pode ser utilizado como revestimento nos mais diferentes cômodos, como a sala, quartos, cozinha, banheiros, varanda gourmet e, até mesmo, no ambiente corporativo e profissional de escritórios e consultórios.

O uso do papel de parede permite um visual mais moderno ao ambiente, viabilizando uma ótima variação de texturas, cores e padrões, com diversificações que vão do contemporâneo ao tradicional, com o décor a gosto do morador ou do profissional de decoração.

Papel de parede, a décor por excelência

O papel de parede como elemento decorativo tem uma história antiga na humanidade. Surgido na China, aproximadamente no ano 200 a.C., eram produzidos de modo rudimentar, com materiais como papel de arroz e pergaminho vegetal. No início, não levava desenhos ou imagens ilustrativas, mas com o passar dos anos, artesãos começaram a fazer as pinturas à mão, seguidos posteriormente por outras técnicas como carimbo em madeira.

Popularizado na Europa nos séculos XVI e XVII, passou a ser usado para decorar paredes, janelas e portas, em substituição a telas e tapeçarias. Com a apreciação de novas técnicas, como a gravura, a reprodução dos papéis de parede ganhou força e eles, definitivamente, viraram moda, com a casa real francesa não economizando no acessório. No Brasil, o papel de parede chegou com os imigrantes no século XIX, mas somente a partir de 1930, com a baixa do preço de importação, começou a ganhar popularidade.

Tipos de papel de parede

Existem diversos tipos de papel de parede  para decoração disponíveis atualmente no mercado. O mais utilizado e tradicional é o de celulose, mas há uma interessante variedade de materiais, cada um com estilo próprio. Veja quais são e suas principais características:

Celulose (tradicional): tem a textura de uma folha de papel comum, com o menor custo entre os indicados, o que acarreta em uma maior fragilidade e menor vida útil. É necessário em sua aplicação que a parede esteja completamente lisa e que, antes da aplicação, a superfície seja lixada. O material é indicado especialmente em quartos, lavabos e sala de estar, mas alguns podem ser aplicados em cozinhas e banheiros.

Papel de parede de Celulose

Adesivo: modelo que conta com a aplicação mais simples de ser realizada, por não ser necessário o uso de cola para colocá-lo. O verso desse papel de parede é adesivado e, por isso, sua aplicação é rápida. A desvantagem é que o adesivo tem uma qualidade mais baixa, com durabilidade entre dois e cinco anos. É indicado, principalmente, para quartos, e sua limpeza pode ser feita com um pano úmido.

Vinílico (PVC): resistente a condições como umidade ou a luz solar – alguns modelos são impermeáveis, permitindo que ele possa ser lavado com sabão neutro e esponja macia –, sua duração pode passar de uma década. Suas principais características, como a aparência brilhosa e os efeitos fosco e metálico, além dos relevos, também são diferenciais interessantes. O Vinílico, geralmente, é reservado a áreas molhadas da residência, como cozinha e lavabos.

TNT (tecido não tecido): composto de fibras de poliéster e celulose, o TNT é um tipo de papel de parede que imita tecido. Tem como principal atributo a boa resistência à umidade, podendo ser usado em áreas de lavabo e cozinha, além de sua aplicação ser feita em área com pequenas imperfeições. Sua limpeza pode ser realizada com detergente e pano úmido, sem que isso cause danos ao material.

Emborrachado (EVA): sofisticado, apresenta camadas de espumas aplicadas em uma superfície de borracha. A principal característica desse tipo de papel é a impermeabilidade, o que permite que a limpeza seja feita com sabão neutro e bucha macia. É possível encontrá-lo em estampas diversas, que imitam couro, madeira e cobre. Sua utilização é indicada para banheiros.

Alto-relevo: o aspecto de maciez e delicadeza são as principais características desse modelo. Isso se dá por causa dos pequenos enxertos de espuma. É apropriado para ambientes secos e sem contato com umidade, como os quartos da casa, por exemplo, e a limpeza deve ser feita com aspirador de pó e pano seco. Uma curiosidade é que ele não é recomendado para quem tem animais de estimação em casa, pois os pets podem danificar o material.

Papel de parede em alto-relevo

Texturizado (3D): inovador e bastante atrativo, uma excelente opção para quem quer dar um ar de modernidade aos ambientes mais descontraídos, como banheiros e salas, ou até mesmo em quartos e home-office. Ele também consegue dar um toque rústico, pois é possível imitar materiais como madeira, pedras e tijolos à mostra, além de ser ótimo para disfarçar imperfeições existentes na superfície da parede.

Papel de parede Texturizado

Veludo: sua textura diferenciada ajuda a entregar sofisticação ao ambiente. São indicados para salas de estar e locais onde não há muito movimento na casa. Esse tipo de papel parede não deve ficar exposto ao sol e, devido à delicadeza do material, a limpeza deve ser feita apenas com aspirador de pó ou mesmo espanador.

O que levar em conta ao utilizar o papel de parede

É importante ressaltar que a maior parte desses materiais de papel de parede na decoração necessita de um profissional para aplicá-lo. O instalador de papel de parede saberá como preparar o material, fazendo a aplicação com agilidade e menores chances do resultado sair do previsto.

  • Outras dicas para se prestar atenção antes de optar por esse tipo de personalização dos ambientes:
  • Pense nos cômodos como um todo, prezando pelo equilíbrio entre os ambientes;
  • Fique atento nas tendências e o que é melhor indicado para as suas intenções;
  • Combinação de cores, texturas e estampas é uma excelente opção;
  • Calcule o quanto de material será necessário.

Papel de parede, tecnologia e Vinhedos

A função do papel de parede em uma casa no futuro irá para além da decoração. O Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do Massachusetts Institute of Technology (MIT), por exemplo, anunciou pesquisas que resultaram no papel de parede “inteligente” e “do futuro”.

O projeto, chamado RFocus, apresenta o item decorativo capaz de aumentar a força do sinal de wi-fi em até dez vezes. O acessório promete ser uma alternativa com mais praticidade em relação aos repetidores wireless, além de impulsionar o desempenho de dispositivos menores, como equipamentos de IoT (Internet das coisas) nuvem para casa conectada. Basicamente, o papel de parede criado pelo MIT reflete o sinal wi-fi, fazendo com que fique concentrado nos ambientes equipados com a camada.

Apesar de não ter previsão de ganhar o mercado por enquanto, este tipo de papel de parede tecnológico terá ótimo apelo no Vinhedos, um bairro baseado no conceito smart city (“cidade inteligente”, em tradução livre), onde a tecnologia está a serviço do bem-estar dos moradores, unindo um estilo de vida inovador e moderno.

COMPARTILHAR: