8 modelos de decoração para cozinha

8 modelos de decoração para cozinha

O projeto arquitetônico da cozinha pode atender as necessidades da rotina, mas também trazer uma decoração elegante e bem-feita

Planejar (e/ou construir) uma casa não é uma tarefa fácil. É preciso ter um cuidado especial com a arquitetura de cada um dos espaços que preenchem a residência, porque eles serão os principais ambientes da rotina. Além da decoração e o design interior, esses locais precisam ser eficientes para cumprir as funcionalidades diárias.

A cozinha está entre os ambientes mais importantes, sendo o coração da casa. Não apenas as refeições acontecem neste cômodo, como também é um espaço utilizado para trocas interpessoais, tais como encontros, preparos de refeições em conjunto e conversas. Por isso, essa área exige uma arquitetura funcional com os elementos bem-dispostos para atender as necessidades da rotina, mas, claro, com uma decoração charmosa e aconchegante.

Do simples ao mais sofisticado, há várias possibilidades para transformar sua cozinha em um espaço ideal para o dia a dia, fazer as refeições e, ainda, receber convidados. Tudo com um aspecto belo e confortável, aproveitando toda a área disponível e valorizando a disposição dos itens e móveis.

Vale lembrar que diferentes estilos, designs e ideias podem aparecer em um mesmo projeto arquitetônico para o cômodo. Confira 8 modelos para inspirar a decoração da sua cozinha:

Americana

Muito conhecido e um dos queridinhos dos brasileiros, o modelo de cozinha americana é bastante funcional e traz um detalhe que deixa o ambiente mais característico, a bancada. Para isso, as paredes que separam a cozinha do outro cômodo — em geral, a sala — são removidas para que a bancada seja exposta.

Em alguns casos, parte da parede continua no espaço para servir como base para a superfície (em madeira, metal, mármore, etc.). Nesse mesmo modelo, também é possível transformar a bancada em um mini-bar para reuniões com convidados.

Cozinha Americana

Provençal

A cozinha provençal surgiu na região de Provença, na França. Esse modelo tem uma proposta mais tradicional e antiga, valorizando cores neutras e suaves, principalmente tons pastéis. Florais discretos e xadrez delicado estão entre os detalhes mais comuns desse projeto.

Para fortalecer essa ideia campestre e rural, outros elementos como pedras e móveis de madeira podem ser utilizados para a composição do ambiente. Reaproveitar móveis antigos também pode ser uma opção para consolidar a imagem mais tradicional.

cozinha Provençal

Retrô

Diferente da cozinha americana, a retrô não tem um conjunto de elementos específicos. Nesse modelo, o ambiente deve apenas trazer um aspecto antigo, um visual relacionado a séculos passados ou da década de 1950.

É possível, claro, misturar diferentes itens de épocas, mesclando para garantir a atmosfera de uma cozinha antiga. Móveis e objetos antigos com seus muitos detalhes e ilustrações podem reafirmar esse aspecto.

COZINHA Retrô

Minimalista

Uma das opções mais procuradas atualmente, a cozinha minimalista segue um modelo sem excesso, assim como o nome sugere, visando a praticidade e facilidade em meio à rotina. Em geral, são ambientes “clean”, modernos e muito aconchegantes.

Cozinha minimalista

Gourmet

O modelo gourmet de cozinha é para aqueles que amam a gastronomia e querem praticar uma culinária de alto padrão. O fogão ganha os holofotes, sendo posicionado no centro do ambiente, apoiado por uma bancada, facilitando toda a atenção e movimentação para o processo de cozinhar.

Cozinha Gourmet

Monocromática

O nome desse estilo já sugere o que esperar da cozinha: uma cor fica em evidência. Vale lembrar que é interessante mesclar diferentes texturas e tons para não ter um ambiente monótono, isso porque, monocromático prioriza a cor, não somente uma tonalidade. Tons neutros como preto, cinza e branco podem completar a decoração.

Cozinha monocromática

Candy Color

As candy colors, ou “cores pastéis”, também estão entre as escolhas favoritas para a cozinha. Esse modelo valoriza a delicadeza na decoração, aspecto trazido pela opção das cores, que são fáceis de combinar com os diferentes ambientes. Móveis pintados e adesivos para eletrodomésticos podem complementar a atmosfera leve e agradável dessa proposta.

Cozinha Candy Color

Tecnológica

Para quem prefere um ambiente tecnológico, com controles e ferramentas que auxiliam nas tarefas diárias e reduzem os custos da rotina, esse modelo é essencial. É possível apostar em fornos com temporizadores e uma iluminação diferenciada para o design do local.

Cozinha Tecnológica

Seu estilo favorito no Vinhedos Cuiabá

No Vinhedos, primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa, os projetos residenciais podem valorizar os mais diversos aspectos como sofisticação, modelos clássicos, ou tecnológicos. Não deixe de conhecer os diferenciais oferecidos pelo Vinhedos Cuiabá e planejar sua futura moradia em um bairro moderno e sofisticado.

COMPARTILHAR: