Amor ao passado: as diferenças entre vintage e retrô

Amor ao passado: as diferenças entre vintage e retrô

Termos muito usados em relação à decoração de ambientes, eles apresentam características pontuais que os diferenciam entre si

Dois termos muito usados quando o assunto é design e decoração de ambientes, os estilos vintage e retrô à primeira vista podem ser a mesma coisa, mas, na verdade, seus significados são diferentes e pontuais. Apesar de, muitas vezes, serem usados como sinônimos, principalmente por representarem uma ideia de “antigo”, os estilos vintage e retrô definem peças e elementos diferentes, seja na origem ou no período a que representam.

De forma direta, pode-se definir “vintage” como o clássico original, revisto e usado novamente, enquanto o “retrô” busca uma referência antiga para a criação de algo novo, uma reprodução de olho no passado. O retrô, de certa maneira, é uma cópia do vintage.

O que é Vintage?

Vintage é uma palavra de origem inglesa, que significa algo como “produto antigo e de qualidade”, visando a mobiliários, roupas etc. O termo surgiu após a Segunda Guerra Mundial, pois as dificuldades da época contribuíram para que objetos bem conservados e a decoração feita à mão fossem valorizadas nas casas naquele período.

A palavra inglesa “vintage” está relacionada a boas colheitas de vinho, pois a origem do nome vem de “vint”, que significa safra de uvas, e “age”, de idade. O termo remete a algo clássico e antigo, em bom estado de conservação mesmo após anos de uso. Normalmente, refere-se aos artigos usados nas décadas de 1920 a 1980, como peças de decoração, roupas e acessórios. A ideia com o conceito vintage é montar um espaço acolhedor, que remete a boas lembranças do passado e com um gostinho familiar.

O interessante da decoração vintage é que, neste modelo, é possível englobar objetos de diferentes características e períodos, desde uma poltrona dos anos de 1920 a uma vitrola de 1970, além de uma estante que continua na família ou um jogo de porcelanato herdado da avó, e tudo isso combinar no mesmo ambiente.

A paleta de cores é outra característica interessante do estilo. Verde, vermelho, tangerina, azul Tiffany e marsala, além de tons da paleta romântica (rosê, creme e as cores amendoadas), são referências de cores mais usadas neste modelo de decoração. Já os móveis e eletrodomésticos usados neste estilo de ambiente apresentam linhas arredondadas, sendo um exemplo as cadeiras eames, com pés de madeira, metal ou base Eiffel, podendo ser encontradas com ou sem braços, em diferentes cores.

Algumas dicas são bem interessantes na hora de fazer a decoração de sua casa ou apartamento com peças de estilo vintage. Lembrando que são acessórios versáteis e de fácil combinação, podendo ser, por exemplo, um móvel antigo como ponto de destaque em uma sala de decoração contemporânea. Isso cria um ambiente cheio de personalidade e aconchegante.

  • Aposte nos papéis de parede;
  • Garimpe na casa dos pais, avós e parentes mais velhos;
  • Abuse dos pôsteres de cultura pop;
  • Use flores e plantas, utilizando vasos “inusitados” como garrafas ou bicicletas antigas;
  • Pense bem na iluminação, ela pode fazer toda a diferença.

Uma última dica importante: cuidado para não transformar sua casa em um museu. Usar a criatividade para aplicar peças vintage é uma delícia, mas é preciso ter um certo cuidado para não haver exageros. Por isso, o ideal para manter um certo charme é mesclar peças antigas e atuais, respeitando o tamanho do imóvel e não sufocar tudo por excesso de personalidade.

O que é Retrô?

Já o estilo retrô busca reproduzir os aspectos das casas de décadas atrás. Nascido na França, o termo tem origem na década de 1960 e é uma abreviação da palavra “retrógrado”. A intenção é reinterpretar os estilos antigos com foco em nossa época, assim, as peças ganham uma nova roupagem, com uma aparência semelhante ao que era produzido anos atrás. É um estilo simbólico, acima de tudo.

Além disso, um ambiente retrô pode contar com peças vintage e até mesmo modernas, o que dá uma maior autenticidade ao projeto, além de afastar um resultado caricato, conferindo personalidade ao ambiente.

A procura por produtos que reinterpretam objetos antigos têm crescido cada vez mais, visto que o estilo retrô se tornou uma referência na decoração de interiores. Eletrodomésticos coloridos e móveis com pés palito, além de máquinas de escrever e toca-discos novos, mas com características de décadas passadas, são alguns objetos característicos do retrô.

Outras características marcantes do estilo são:

  • Cores vibrantes em todos os móveis e artigos de decoração;
  • Móveis com linhas simples e retas;
  • Mistura de formas abstratas e geométricas;
  • Muito floral;
  • Muito xadrez;
  • Foco em texturas como plástico, vinil e veludo.

Modernidade e comodidade no Vinhedos

Os projetos residenciais do Vinhedos Cuiabá deverão valorizar aspectos como modernidade, sofisticação e, principalmente, a comodidade dos moradores, prezando por um estilo de vida inovador e moderno. Diferentes estilos arquitetônicos como o Industrial e Clássico já foram temas de post por aqui e, com certeza, serão o modelo de muitas das moradias do Vinhedos.

COMPARTILHAR: