Decoração em estilo industrial une o despojado e o elegante

Decoração em estilo industrial une o despojado e o elegante

Conceito se caracteriza por ambientes integrados e aproveitamento de diversos materiais e objetos originais do espaço

Charme urbano, descontração e elegância fazem parte do estilo industrial na decoração residencial. Neste modo de decorar, são fundamentais os elementos despojados e a criação de um conceito com ausência de paredes, ambientes integrados e aproveitamento de diversos materiais e objetos originais do espaço.

Os espaços são pensados para valorizar a circulação das pessoas, sem sobrecarga visual através de muitos acessórios desnecessários. Nesse estilo é comum que toda a casa seja integrada no modelo de um loft e os ambientes sejam separados pela própria mobília. Além disso, o uso dos tons escuros e cinzas e cores sóbrias tornam o ambiente mais intenso. As cores vibrantes não estão descartadas, elas podem integrar a decoração, mas de modo dosado e equilibrado, fazendo um certo contraste.

O estilo não é propriamente uma novidade no mercado. O conceito de decoração em estilo industrial surgiu em Nova York, por volta do ano de 1950. Naquela época, os antigos prédios e galpões industriais desocupados começaram a servir de moradia, com os moradores mantendo a aparência original do lugar. Inaugurava-se assim um novo estilo de decoração.

Mas não se engane achando que a aparência inacabada e propositalmente despojada do estilo industrial o torna simplista, daqueles feitos de qualquer jeito. Pelo contrário, para acertar na hora de montar a decor industrial, algumas características importantes precisam ser seguidas.

Características da decoração com estilo industrial

  • Cimento queimado e concreto aparente: Nada melhor que o concreto aparente e o cimento queimado para imprimirem a aparência rústica ao ambiente. Paredes e chão revestidos com a técnica ou até mesmo bancadas e balcões de concreto e sem nenhum acabamento fazem parte da decoração.
  • Tijolinhos: Outra marca do estilo industrial, remetem de imediato às fábricas antigas. Eles também são ótimos para deixar o ambiente mais aconchegante e confortável, quebrando um pouco a frieza de materiais como o aço e o concreto, muito utilizados nesse tipo de decoração.
  • Iluminação: A iluminação indireta vinda de luminárias suspensas ou de chão também precisa estar presente. Outra dica é apostar no uso de lâmpadas ligadas diretamente na fiação, dispensando lustres e outros tipos de suporte.
  • Janelas e portas amplas: Galpões e fábricas precisam de janelas e portas amplas para garantir a acessibilidade, ventilação e entrada de luz. Então essa característica também deve estar presente na arquitetura de estilo industrial. Dê preferência para esquadrias de ferro ou aço com os vãos fechados por vidro.
  • Ambientes integrados: Nada de paredes ou divisórias e quanto mais integrados os espaços, melhor. Dessa forma, valoriza-se a convivência e as relações sociais dentro da casa, uma característica presente na decoração.
  • Instalações expostas: Para reconhecer de pronto se uma decoração é ou não é industrial, procure por canos e tubulações de água, gás, ar-condicionado e energia elétrica expostos no ambiente. Uma dica para inseri-los de modo mais harmônico é pintá-los com uma cor viva e contrastante.
  • Móveis e eletrodomésticos: Prefira os de aço, madeira maciça ou ferro. Os móveis antigos também são uma boa pedida para esse tipo de decoração. Já para os equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos, prefira os de aço inox. Eles podem vir tanto no estilo vintage quanto com um design mais moderno e arrojado.
Nada melhor que o concreto aparente e o cimento queimado para imprimirem a aparência rústica ao ambiente.

Mobiliário na decor industrial

Os mobiliários também têm papel importante na criação deste tipo de decor. Com cores mais sóbrias, como preto ou cinza, o sofá é a grande pedida para uma sala de estar. Mesas de centro ou mesas laterais também podem ser utilizadas na composição do ambiente.

Não dispense o uso de um tapete que se ajuste ao espaço Tente escolher um que seja na mesma tonalidade, de preferência, com temas mais lisos. Móveis em MDF podem ser utilizados, e o mobiliário em metal também é bem interessante para a decoração em estilo industrial, principalmente se trouxerem um ar mais rústico.

Vinhedos, modernidade e comodidade

Os projetos residenciais do Vinhedos Cuiabá deverão valorizar aspectos como modernidade, sofisticação e, principalmente, a comodidade dos moradores, prezando por um estilo de vida inovador e moderno. Diferenciais como as suítes, os espaços e as varandas gourmets e a iluminação residencial, que já foram temas no blog, com certeza serão parte de muitas das moradias do Vinhedos.

COMPARTILHAR: