Estilo clássico e seus designs nobres e requintados

Estilo clássico e seus designs nobres e requintados

A decoração e arquitetura das casas inspiradas nesta estética esbanjam esplendor e atravessam décadas, sempre fazendo sucesso entre os amantes de ornamentação

Quando se deseja agregar a um ambiente características como sofisticação, elegância e beleza, há sempre um estilo que vem primeiro a mente: o estilo clássico. Caracterizado pela utilização de móveis robustos, tecidos de alta qualidade e materiais que agregam primor, ele traz um design requintado e muita classe aos ambientes.

O estilo clássico na arquitetura e decoração nunca sai de moda. Tendo surgido na Antiguidade, no período grego e romano, em que a arquitetura era sinônimo de beleza e riqueza de detalhes, esse estilo ainda possui diversos valores da época, sendo hoje acompanhado de elementos modernos e contemporâneos que auxiliaram na criação de dois novos estilos. O estilo clássico moderno e o estilo clássico contemporâneo podem ser reconhecidos facilmente pelas ruas ao se deparar com um prédio ou casa que tenha colunas padronizadas, por exemplo, além de portas imensas, arcos e muitos ornamentos exuberantes.

O que é o estilo clássico

Na arquitetura, o conceito “clássico” necessita de ambientes amplos, com tetos, rodapés e paredes trabalhadas com muitas ornamentações, possibilitando, assim, transmitir ao espaço toda a imponência em que o estilo se baseia, tais como os antigos palácios europeus do século XVII . Na decoração de interiores, o estilo clássico é marcado pela robustez dos móveis e tecidos vistosos como o veludo, além da utilização da madeira, geralmente em tons escuros e médios, com linhas curvas e fluidez elegante que também se destacam, além de outros elementos como acessórios metálicos em bronze e dourado, e tampos de mármore e outras pedras naturais.

O visual imponente também se concentra nas paredes do ambiente, em que uma delas pode ser escura para se destacar, mesclando com a cor predominante no cômodo que, em geral, é clara , como bege, branco e palha.

Principais características do estilo clássico

• Materiais utilizados: Entre os materiais mais utilizados na decoração clássica estão o mármore e a madeira nobre. O mármore é amplamente utilizado nas cozinhas e banheiros, enquanto a madeira se destaca em mobílias de tonalidades escuras trabalhadas em cerejeira, mogno, palissandro e nogueira. As peças possuem estruturas torneadas com design antigo e se destacam pela riqueza de detalhes, e os estofados são bastante elegantes, ornamentados sempre com o máximo de requinte.

• Mobiliário imponente: Por falar em mobílias, o estilo clássico se destaca por peças antigas de fato, como é o caso dos móveis de herança, ou envelhecidas propositadamente. Elas acompanham a essência do conceito, agregando ao cômodo um ar de imponência e de suntuosidade. É comum encontrar colunas repletas de ornamentos, bem como os pés das cadeiras, mesas e outros móveis destacando os detalhes.

• Invista nos objetos: Um ambiente decorado no estilo clássico certamente vai ter muitos objetos característicos que levarão para o espaço um ar mais leve e luxuoso, tais como: cristais, pratarias, porcelanas, candelabros, livros, molduras ornamentadas, arranjos florais e lustres.

Evite o exagero

Atenção com o exagero, pois ele pode vir a tornar a decoração clássica um erro. Ainda que a tônica do estilo seja o luxo e o requinte, é preciso ter muita atenção, assim como na maioria das outras tendências: o bom senso e a dosagem se fazem necessários sempre.

A utilização do excesso de relevo, formas, curvas e ornamentos em espaços pequenos podem trazer muita informação e confusão. Para espaços menores, o ideal é utilizar pequenos objetos no estilo, pois a mescla de elementos clássicos com peças de outros estilos também proporcionam ótimos resultados.

Vinhedos e o estilo clássico

No bairro Vinhedos, o requinte poderá ser observado nos mais simples detalhes e ambientes, tais como no jardim francês, inspirado no Jardim de Luxemburgo, em Paris. Os projetos residenciais do Vinhedos deverão valorizar aspectos como sofisticação e, principalmente, a comodidade dos moradores, podendo variar de estilos mais clássicos e requintados até outros mais modernos e despojados como o industrial.

COMPARTILHAR: