Veículos que misturam motor a combustão e motor elétrico ganham espaço no mercado brasileiro, e Village Bordeaux disponibilizará eletroposto para abastecimento
Os carros híbridos, aqueles que misturam duas fontes de força, sendo o motor a combustão e o elétrico, ganham cada vez mais espaço no mercado automobilístico. De acordo com números divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), houve um crescimento de 115% nas vendas de carros híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV) no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021.
Essa maior oferta de veículos que são parcialmente ou totalmente eletrificados vem da escassez de recursos naturais, como os combustíveis fósseis, matéria-prima do petróleo. Desse modo, a indústria dos automóveis reavalia antigos padrões que, até poucos anos atrás, eram os únicos acessíveis aos motoristas de todo o mundo.
Popularização dos carros híbridos ainda depende dos preços
Preços mais acessíveis em relação àqueles 100% elétricos, uma maior gama de opções de modelos e incentivos fazem desses tipos de carro, que unem os motores a combustão aos de eletricidade, a melhor possibilidade. Por isso, selecionamos alguns modelos que estão disponíveis nas concessionárias brasileiras. Confira a seguir:
- TOYOTA PRIUS
Versão: 1.8/2019
Combustível: Gasolina e Elétrico
Preço médio: R$ 136 mil
Sedan de visual incomum, é uma boa aposta para quem procura por pouco gasto de combustível
- KIA STONIC
Versão: SX 1.0 12V TB AT/2022
Combustível: Gasolina e Elétrico
Preço médio: R$146,9 mil
Primeiro SUV compacto do país com tecnologia híbrida, tem o preço mais acessível entre os carros desse modelo
- FORD FUSION
Versão: 2.0 Titanium Hybrid/2020
Combustível: Gasolina e Elétrico
Preço médio: R$ 147,2 mil
Com parte frontal cheia de estilo, privilegia o conforto dos passageiros
- LEXUS CT 200h
Versão: ECO/2018
Combustível: Gasolina e Elétrico
Preço médio: 153,3 mil
Repleto de conforto e tecnologia, esse hatch tem garantia de oito anos da bateria - TOYOTA COROLLA ALTIS HYBRID
Versão: 1.8 VVT-i 16V CVT/2022
Combustível: Gasolina, Etanol e Elétrico
Preço médio: R$173,6 mil
Bom espaço interno e acabamento sofisticado
- TOYOTA COROLLA CROSS XRV HYBRID
Versão: 1.8 VVT-i CVT/2022
Combustível: Gasolina, Etanol e Elétrico
Preço médio: R$ 186,9 mil
Único modelo do segmento a oferecer propulsão híbrida
- SUBARU XV
Versão: S MHEV AWD 2.0 16V CVT/2022
Combustível: Gasolina e Elétrico
Preço médio: R$ 193,9 mil
Com a tecnologia de propulsão híbrida leve e-Boxer, ele apresenta como base o motor 2.0 - VOLVO XC40
Versão: T5 Plug-in Hybrid
Combustível: Gasolina e Elétrico
Preço médio: R$ 269 mil
Disponível em três versões (Inscription Expression, Inscription e R-Design), o SUV é a porta de entrada para a marca sueca
Esperam lançamento para os próximos meses
- BYD SONG PLUS
Previsão de lançamento: setembro/2022
Combustível: Gasolina e Elétrico
Preço médio: R$ 250 mil
Equipado com um sistema plug-in hybrid, apresenta boa média de consumo de combustível - VW TIGUAN EHYBRID
Previsão de lançamento: 2023
Combustível: Gasolina e Elétrico
Preço médio: R$ 266 mil
Feito na Alemanha, o Tiguan híbrido é baseado na carroceria do modelo europeu
Diferenças dos modelos híbridos
Os carros de modelos híbridos são basicamente três: paralelos, série e misto. Abaixo explicamos as diferenças e similaridades entre eles. Confira:
- Híbridos paralelos: Tanto o motor elétrico quanto o motor a combustão geram tração para mover as rodas do carro. Assim, ambos funcionam paralelamente. Geralmente, o elétrico está conectado ao eixo dianteiro, enquanto o eixo traseiro é movido pelo motor a combustão. Também é possível que os dois estejam no mesmo eixo, mas isso encarece o sistema, pois exige controladores eletrônicos mais sofisticados.
- Híbrido-série: Neste tipo, apenas o motor elétrico gera tração, enquanto o motor a combustão é usado para alimentar a bateria. Como o carro não é capaz de andar diretamente com gasolina ou etanol, ele precisa de uma bateria maior que o híbrido-paralelo e, por isso, costuma ter um preço mais elevado.
- Híbrido-misto: Tem a estrutura mais complexa, com um conjunto eletrônico intrincado que avalia, o tempo inteiro, as condições do veículo e do percurso. Ele decide qual é o melhor momento de usar o motor a combustão ou o motor elétrico. O motorista também pode escolher, por meio de um menu, com qual dos dois quer rodar. No híbrido-misto, a bateria também deve ser grande, além de ser um veículo mais caro.
Eletropostos no Vinhedos
Os moradores do Village Bordeaux, primeiro condomínio do bairro Vinhedos, poderão fazer o abastecimento de seus veículos híbridos e elétricos nos eletropostos que serão instalados dentro do próprio condomínio.
Essa estratégia faz parte do conceito sustentável imaginado durante a concepção do bairro, construído nos moldes de uma smart city (“cidade inteligente”, em português) e a partir de tecnologias inovadoras e soluções inteligentes. Desse modo, busca-se atuar em diferentes áreas, inclusive na preservação do meio ambiente.