Conheça 10 carros híbridos para ter na garagem

Conheça 10 carros híbridos para ter na garagem

Veículos que misturam motor a combustão e motor elétrico ganham espaço no mercado brasileiro, e Village Bordeaux disponibilizará eletroposto para abastecimento

Os carros híbridos, aqueles que misturam duas fontes de força, sendo o motor a combustão e o elétrico, ganham cada vez mais espaço no mercado automobilístico. De acordo com números divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), houve um crescimento de 115% nas vendas de carros híbridos (HEV), híbridos plug-in (PHEV) e totalmente elétricos (BEV) no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021.

Essa maior oferta de veículos que são parcialmente ou totalmente eletrificados vem da escassez de recursos naturais, como os combustíveis fósseis, matéria-prima do petróleo. Desse modo, a indústria dos automóveis reavalia antigos padrões que, até poucos anos atrás, eram os únicos acessíveis aos motoristas de todo o mundo.

Popularização dos carros híbridos ainda depende dos preços

Preços mais acessíveis em relação àqueles 100% elétricos, uma maior gama de opções de modelos e incentivos fazem desses tipos de carro, que unem os motores a combustão aos de eletricidade, a melhor possibilidade. Por isso, selecionamos alguns modelos que estão disponíveis nas concessionárias brasileiras. Confira a seguir:

  • TOYOTA PRIUS
    Versão: 1.8/2019
    Combustível: Gasolina e Elétrico
    Preço médio: R$ 136 mil
    Sedan de visual incomum, é uma boa aposta para quem procura por pouco gasto de combustível
TOYOTA PRIUS
  • KIA STONIC
    Versão: SX 1.0 12V TB AT/2022
    Combustível: Gasolina e Elétrico
    Preço médio: R$146,9 mil
    Primeiro SUV compacto do país com tecnologia híbrida, tem o preço mais acessível entre os carros desse modelo

  • FORD FUSION
    Versão: 2.0 Titanium Hybrid/2020
    Combustível: Gasolina e Elétrico
    Preço médio: R$ 147,2 mil
    Com parte frontal cheia de estilo, privilegia o conforto dos passageiros
FORD FUSION
  • LEXUS CT 200h
    Versão: ECO/2018
    Combustível: Gasolina e Elétrico
    Preço médio: 153,3 mil
    Repleto de conforto e tecnologia, esse hatch tem garantia de oito anos da bateria
  • TOYOTA COROLLA ALTIS HYBRID
    Versão: 1.8 VVT-i 16V CVT/2022
    Combustível: Gasolina, Etanol e Elétrico
    Preço médio: R$173,6 mil
    Bom espaço interno e acabamento sofisticado
TOYOTA COROLLA ALTIS HYBRID
  • TOYOTA COROLLA CROSS XRV HYBRID
    Versão: 1.8 VVT-i CVT/2022
    Combustível: Gasolina, Etanol e Elétrico
    Preço médio: R$ 186,9 mil
    Único modelo do segmento a oferecer propulsão híbrida
TOYOTA COROLLA CROSS XRV HYBRID
  • SUBARU XV
    Versão: S MHEV AWD 2.0 16V CVT/2022
    Combustível: Gasolina e Elétrico
    Preço médio: R$ 193,9 mil
    Com a tecnologia de propulsão híbrida leve e-Boxer, ele apresenta como base o motor 2.0
  • VOLVO XC40
    Versão: T5 Plug-in Hybrid
    Combustível: Gasolina e Elétrico
    Preço médio: R$ 269 mil
    Disponível em três versões (Inscription Expression, Inscription e R-Design), o SUV é a porta de entrada para a marca sueca
VOLVO XC40

Esperam lançamento para os próximos meses

  • BYD SONG PLUS
    Previsão de lançamento: setembro/2022
    Combustível: Gasolina e Elétrico
    Preço médio: R$ 250 mil
    Equipado com um sistema plug-in hybrid, apresenta boa média de consumo de combustível
  • VW TIGUAN EHYBRID
    Previsão de lançamento: 2023
    Combustível: Gasolina e Elétrico
    Preço médio: R$ 266 mil
    Feito na Alemanha, o Tiguan híbrido é baseado na carroceria do modelo europeu
VW TIGUAN EHYBRID

Diferenças dos modelos híbridos

Os carros de modelos híbridos são basicamente três: paralelos, série e misto. Abaixo explicamos as diferenças e similaridades entre eles. Confira:

  • Híbridos paralelos: Tanto o motor elétrico quanto o motor a combustão geram tração para mover as rodas do carro. Assim, ambos funcionam paralelamente. Geralmente, o elétrico está conectado ao eixo dianteiro, enquanto o eixo traseiro é movido pelo motor a combustão. Também é possível que os dois estejam no mesmo eixo, mas isso encarece o sistema, pois exige controladores eletrônicos mais sofisticados.
  • Híbrido-série: Neste tipo, apenas o motor elétrico gera tração, enquanto o motor a combustão é usado para alimentar a bateria. Como o carro não é capaz de andar diretamente com gasolina ou etanol, ele precisa de uma bateria maior que o híbrido-paralelo e, por isso, costuma ter um preço mais elevado.
  • Híbrido-misto: Tem a estrutura mais complexa, com um conjunto eletrônico intrincado que avalia, o tempo inteiro, as condições do veículo e do percurso. Ele decide qual é o melhor momento de usar o motor a combustão ou o motor elétrico. O motorista também pode escolher, por meio de um menu, com qual dos dois quer rodar. No híbrido-misto, a bateria também deve ser grande, além de ser um veículo mais caro.

Eletropostos no Vinhedos

Os moradores do Village Bordeaux, primeiro condomínio do bairro Vinhedos, poderão fazer o abastecimento de seus veículos híbridos e elétricos nos eletropostos que serão instalados dentro do próprio condomínio.

Essa estratégia faz parte do conceito sustentável imaginado durante a concepção do bairro, construído nos moldes de uma smart city (“cidade inteligente”, em português) e a partir de tecnologias inovadoras e soluções inteligentes. Desse modo, busca-se atuar em diferentes áreas, inclusive na preservação do meio ambiente.

COMPARTILHAR: