Caminhar promove inúmeros benefícios para a saúde física e mental, prevenindo doenças e proporcionando maior qualidade de vida e bem-estar
Já imaginou um exercício físico que não demande dinheiro, espaço físico específico ou aparelhos, auxiliando no condicionamento físico, prevenindo doenças cardiovasculares, e, ainda, tonificando os músculos das pernas e dos glúteos? Parece muito bom para ser verdade, mas é realmente algo simples e que está presente na vida de todas as pessoas: a caminhada.
Essa é a modalidade mais praticada e popular entre os brasileiros, e, justamente por ser uma atividade tão trivial, tem seus benefícios subestimados. Afinal, caminhar é um movimento natural que a gente, enquanto espécie, faz para sobreviver. Há quem acredite que só exigindo mais esforço do corpo, como correr, seja possível agregar legítimos benefícios à saúde. No entanto, segundo um relatório da Associação Americana do Coração, que estudou corredores e caminhantes por seis anos, andar é tão efetivo quanto correr para a prevenção e para o controle de colesterol alto e de diabetes por exemplo.
Um estudo da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, concluiu que andar pelo menos 7 mil passos por dia reduz de 50 a 70% a taxa de mortalidade – independentemente da causa-, como observado entre os mais de 2 mil americanos, de 38 a 50 anos, avaliados. Ou seja, caminhar cerca de 5 km faz bastante diferença no estado do organismo.
Outro bônus da caminhada é relacionado à saúde do cérebro e da mente. Ela pode ajudar a dar uma recarregada na disposição, na melhora da qualidade do sono e na redução do estresse e da ansiedade. Confira os benefícios da caminhada para o corpo e para a mente.
Os benefícios da caminhada para o corpo
- Melhora a circulação e previne doenças cardíacas
Segundo o relatório especial “Walking for Health”, emitido pela Harvard Medical School, caminhar apenas duas horas e meia por semana – pouco menos de 22 minutos por dia – pode reduzir o risco de doenças cardíacas em impressionantes 30%. A caminhada faz com que as válvulas do coração trabalhem mais, melhorando a circulação de hemoglobina a e oxigenação do corpo.
Além disso, o ato de caminhar é capaz de reduzir a pressão arterial, pois, durante a prática do exercício, o fluxo de sangue aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, o que diminui a pressão.
- Deixa o pulmão mais resistente
Os pulmões também são agraciados com os benefícios da caminhada, tornando-se mais resistentes e mais eficazes para retirar o oxigênio do ar. Quando caminhamos com frequência, as trocas gasosas que ocorrem no órgão passam a ser mais poderosas. Isso faz com que uma quantidade maior de impurezas saia do pulmão, deixando-o mais livre de catarros e poeiras.
A prática da caminhada também pode ajudar a dilatar os brônquios e prevenir algumas inflamações nas vias aéreas, como a bronquite, tendo o mesmo efeito de um broncodilatador em casos mais simples.
- Trabalha os músculos e ajuda a manter o peso
A caminhada trabalha com os músculos inferiores, ajudando a fortalecer as coxas, glúteos e panturrilhas. Também fortalece naturalmente o abdômen por meio da respiração que muda com o ritmo cardíaco.
Além disso, uma pessoa não praticante, ao começar a caminhar, demanda uma queima calórica extra, o que, aliado a uma dieta balanceada, ajuda a emagrecer. Pesquisa da Universidade de Yale revelou que com a aceleração do metabolismo pelas caminhadas regulares, a pessoa continua a emagrecer mesmo horas depois do exercício por meio do aumento da circulação, da respiração e da atividade muscular.
- Combate a diabetes
A caminhada estimula a atividade do pâncreas e do fígado devido a maior circulação do sangue em todos os órgãos. Isso faz com que a insulina, substância responsável pela absorção de glicose pelas células do corpo, seja produzida em maior quantidade.
O treinamento aeróbico intenso produzido pela caminhada é capaz de reverter a resistência à insulina, que é um fator de risco para o desenvolvimento de diabetes.
Benefícios da caminhada para a mente
- Promove a saúde do cérebro
Caminhar pode ser um método impulsionador do cérebro e vários estudos indicam esta relação. A caminhada faz com que nosso cérebro seja capaz de responder cada vez mais estímulos (visuais, táteis, sonoros e olfativos). O aumento dos circuitos do cérebro reduz os riscos de problemas de memória e de atenção.
Um estudo da Universidade de Pittsburgh afirma que as pessoas que caminham em média 10 quilômetros por semana apresentam metade dos riscos de apresentar uma diminuição no volume cerebral. Isso pode ser um fator decisivo na prevenção de vários tipos de demência, inclusive o Alzheimer.
- Afasta a depressão e aumenta o bem-estar
A caminhada libera maior quantidade de endorfina, hormônio responsável pela sensação de alegria e relaxamento. Além disso, fazer caminhadas em áreas verdes, como parques e jardins, pode agregar ainda mais benefícios, melhorando significativamente a saúde mental e trazendo benefícios para o humor e para a autoestima, como indica estudo feito pela Universidade de Essex.
- É energizante, mas também ajuda a dormir
Um regime de caminhada ajuda a aumentar seus níveis de energia. Isso ocorre porque o corpo tem um pico na produção de substâncias estimulantes como a adrenalina, que deixa o corpo mais disposto nas horas subsequentes ao exercício e também ajuda na circulação de sangue e linfonodos, fazendo com que o praticante se sinta mais alerta e acordado.
Como o corpo gasta energia durante a caminhada, é mais provável adormecer mais rápido ao final do dia. Assim, praticantes de caminhada são menos propensos a sofrerem de insônia, e, além disso, o seu sono tende a ser mais profundo e reparador.
Pista de caminhada no Village Bordeaux
Para estimular o estilo de vida saudável de seus moradores e agregar essas vantagens da prática de caminhar, o Village Bordeaux, do Vinhedos, contará com uma exclusiva pista de caminhada. O conjunto possui 1.655m (mil seiscentos e cinquenta e cinco metros) lineares de pista, que, em alguns momentos, se integrará com as calçadas das áreas comuns, delineando um circuito. Os moradores também poderão desfrutar do paisagismo e das áreas verdes do condomínio enquanto caminham, além de contar com um espaço fitness totalmente equipado para a prática de demais exercícios físicos.