Elas são capazes de melhorar o conforto térmico, permitir o reabastecimento do lençol freático, ampliar a convivência entre moradores e ser um local para aprendizagem
As áreas verdes são uma forma de “respiro” em meio à paisagem de concreto que as cidades costumam ter. E elas [as cidades] devem crescer ainda mais.
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cerca de 70% da população mundial deverá estar morando em áreas urbanas até 2050.
Espaços planejados com árvores, parques, praças e até um bosque são instrumentos que atraem cada vez mais moradores na hora de escolher um lugar para investir em um imóvel.
Além de combaterem o efeito da “ilha de calor”, pois dão mais conforto térmico, as áreas verdes melhoram a estética do ambiente e contribuem para a fauna local, já que podem, por exemplo, atrair espécies de pássaros para o bairro, servir de área de convivência, entre tantos outros.
E neste dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, nós separamos alguns benefícios de se morar em um local que valoriza a área verde. Confira:
Melhora a qualidade do ar
Uma área verde no bairro tem a capacidade de deixar o ar da região um pouco mais puro, visto que as árvores têm a capacidade de filtrar gases, como o carbônico e dióxido de enxofre, e devolver oxigênio para a atmosfera. Com isso, as pessoas que sofrem com algum problema respiratório se sentem mais confortáveis em áreas arborizadas.
As árvores ainda ajudam a melhorar a umidade do ar e oferecem abrigo aos raios solares, deixando o solo com uma temperatura mais amena.
Ameniza Poluição Sonora
Segundo texto publicado na Agência Senado, “as pessoas começam a perder a audição quando são expostas por períodos prolongados e repetidos a sons a partir de 85 decibéis (o equivalente ao ruído do liquidificador). A morte das células auditivas é lenta e irreversível. A partir dos 60 decibéis (o mesmo que uma conversa normal), o som já é suficiente para agredir o restante do organismo e também prejudicar o equilíbrio emocional”.
As árvores têm a capacidade de amortizar os ruídos que são comuns e constantes na cidade. Elas absorvem parte dos barulhos e diminuem a intensidade dos sons, funcionando como barreiras acústicas. Com isso, melhoram a qualidade de vida de quem mora ou trabalha próximo a essas áreas.
Aumento de áreas permeáveis
As áreas verdes também são responsáveis por serem áreas permeáveis. Isso quer dizer que a água da chuva consegue infiltrar no solo, fazendo com que as áreas de enxurradas fiquem menores. Também há o benefício de reabastecimento do lençol freático, uma vez que a água consegue atingir as camadas mais profundas do solo.
Melhora a Saúde
Uma pesquisa realizada na Espanha, em que foram analisados dados de pessoas que vivem na Catalunha, e publicada no periódico Environment International diz que o risco de sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) diminui 16% se a pessoa vive a menos de 300 metros de uma área verde. Além disso, quem mora próximo a uma área verde se sente mais motivado a praticar atividades físicas, o que contribui para a melhora na qualidade de vida.
Bem-Estar
Os níveis de estresse, ansiedade e depressão tendem a diminuir em pessoas que moram próximas a uma área verde. É isso que diz uma pesquisa realizada na Universidade de Winsconsin nos Estados Unidos.
Outro ponto importante a ser considerado é que áreas verdes servem como ponto de encontro da população que mora ou trabalha nos arredores dela. Como servem de local para prática de exercícios físicos ou um simples local para passear com o pet, a convivência dos frequentadores aumenta.
Aprendizado
Como as áreas verdes costumam ter espécies variadas de plantas, elas servem como um “laboratório” a céu aberto para crianças que estão descobrindo o mundo aprenderem a diferenciá-las.
As plantas ainda atraem os animais, e a área verde pode se tornar uma espécie de observatório para os pequenos começarem a ter contato com a natureza, mesmo estando perto de casa.
Ainda é possível mostrar para a criança a diferença de tonalidades de cores, formas e cheiros do local, incentivando assim a criatividade.
Área Verde no Vinhedos Cuiabá
O Vinhedos Cuiabá é o mais novo bairro planejado na região do Santa Rosa na capital mato-grossense.
O local será sustentável e inovador, visto que entre as funcionalidades oferecidas terá Jardim Botânico, Jardim Francês e Trilhas de Bike.
A área verde será integrada ao bairro e estará à disposição de quem escolher o local para viver.
Para conhecer mais sobre o Vinhedos Cuiabá, clique aqui.