Yoga: saúde para a mente, corpo e alma

Yoga: saúde para a mente, corpo e alma

Método milenar propõe consciência corporal e promove benefícios físicos e mentais para seus praticantes

A palavra “yoga” refere-se a uma prática indiana que tem como objetivo a saúde do corpo, mente e alma de quem a pratica. Embora seja um método milenar, a yoga e sua filosofia são atemporais e fazem muito sentido no mundo em que vivemos atualmente, uma vez que, segundo estudos, sua realização regular pode reduzir o estresse, além de proporcionar total equilíbrio físico, mental, psíquico e emocional.

Filosofia de vida

Fundamental para a saúde do corpo, mente e alma, a yoga tem como objetivo garantir mais concentração e resiliência para encarar os desafios do dia a dia, além de trabalhar o corpo e a mente de forma interligada, com exercícios que auxiliam:

  •  No controle do estresse;
  • Alívio nos sintomas da ansiedade e depressão;
  • Melhora do equilíbrio;
  • Aumento da qualidade de sono.

Além de trazer inúmeros benefícios físicos, tais como:

  • Aumento de força e flexibilidade;
  • Maior resistência muscular;
  • Redução das dores crônicas;
  • Diminuição de inflamações;
  • Melhora da digestão e auxílio na perda de peso;
  • Controle da hipertensão.

A professora de yoga, Elen Klauk, explica que “além dos benefícios físicos, com a prática da yoga acalmamos os pensamentos e trazemos mais leveza ao nosso dia a dia, aliviando, assim, o estresse, melhorando a concentração e ampliando a capacidade respiratória através das técnicas de respiração. A yoga é uma prática universal, todas as pessoas podem e devem praticar”, afirma ela.

Principais estilos

Opções não faltam e cada prática tem sua metodologia. Todas possuem inúmeras vantagens e podem ser praticadas por qualquer pessoa, sendo necessário apenas adequar as posturas de acordo com as limitações de cada indivíduo. Alguns dos diferentes estilos são:

  • Hata: A yoga clássica, conhecida no Ocidente como Hatha, é a prática indicada para iniciantes, tendo como foco a preparação do corpo para a meditação e futuro aprofundamento, trabalhando posturas físicas, equilíbrio, alinhamento e respiração.
  • Ashtanga: Consiste em seis séries fixas de posturas, nas quais o aluno começa praticando a primeira série e vai evoluindo progressivamente. Essa é uma modalidade para quem gosta de disciplina, foco e concentração, com sequências dinâmicas.
  • Vinyasa: Possui, assim como o Ashtanga, dinamismo e intensidade, mas sem séries fixas. O tempo de permanência nas posturas é mais curto do que no Hatha, o que resulta em aulas ritmadas e fluidas. Embora os objetivos não sejam o de emagrecer, com a prática os músculos tornam-se mais fortes e alongados, as articulações ganham resistência e pode até mesmo haver perda de peso.

Além dos benefícios físicos, com a prática da yoga acalmamos os pensamentos e trazemos mais leveza ao nosso dia a dia, aliviando, assim, o estresse, melhorando a concentração e ampliando a capacidade respiratória através das técnicas de respiração. 

Elen Klauk, Professora de yoga

 

Potencializando a saúde do corpo, mente e alma

Uma das maiores vantagens do yoga é a possibilidade de ser praticado em qualquer lugar, incluindo áreas verdes e ao ar livre, podendo incorporar ainda mais a prática, uma vez que o contato direto com a natureza é altamente terapêutico e enriquece ainda mais a experiência durante a execução das posturas, melhorando, assim, não só a saúde, mas também tornando o dia a dia de seus praticantes mais leve e equilibrado. Encontrar tempo para praticar yoga apenas algumas vezes por semana pode ser suficiente para uma diferença notável quando se trata de vitalidade; e questões como bem-estar e qualidade de vida são prioridades no bairro Vinhedos, onde os moradores poderão aproveitar um espaço totalmente voltado ao conforto e às satisfações física e mental.

COMPARTILHAR: