Casa inteligente: a tecnologia a seu favor

Casa inteligente: a tecnologia a seu favor

Dicas de aparelhos e soluções práticas para montar uma casa inteligente para facilitar a rotina do dia a dia, aumentar a comodidade e segurança
__________________________________________________________________________________________________________

Utilizar a tecnologia a nosso favor para fazer trabalhos do dia a dia, e, ainda, trazer comodidade, segurança e economia. As casas inteligentes ou smart homes proporcionam isso a seus moradores, por meio de aparelhos e soluções que utilizam a conectividade para automatizar tarefas mecânicas, como apagar e acender as luzes, colocar alguma música para tocar, ligar ou desligar algum eletrodoméstico.

Casa inteligente e casa conectada são a mesma coisa?

É importante saber que o conceito de casa inteligente e casa conectada são diferentes, apesar de ambas partirem do princípio de utilizar a Internet das Coisas (IoT) para trazer mais praticidade para sua moradia. Na conectada, utiliza-se um ecossistema de dispositivos que permitem controlar algumas ações remotamente, por meio de um smartphone, controle universal ou comandos de voz – as chamadas central de comando.

Sim, na casa inteligente também acontece isso, porém com uma vantagem adicional, a automação, que é o que a diferencia e define. Sendo assim, quando conectados à internet, estes dispositivos trocam informações entre si e têm a capacidade de realizar alguns processos sem a necessidade de receber comandos constantemente. Ou seja, toda casa inteligente é uma casa conectada, mas a casa conectada não necessariamente será inteligente.

Uma casa inteligente, mediante uma pré-configuração com ações estabelecidas para serem executadas durante certo horário, na central de comando, consegue executá-las sem que você precise dar ordem para tal. Na Alexa e Google Assistente, esta automação é chamada de “Rotinas”. Com isso, você consegue, por exemplo, fazer com que todos os dias, ao acordar, sua casa acenda as luzes, desligue ar-condicionado e leia as manchetes da manhã pelo smart speaker, sem precisar criar um comando para cada um desses dispositivos.

Como montar uma casa inteligente?

Hoje, o “smart” deixou os celulares e relógios para se integrar também a aparelhos e utensílios domésticos. Smart TVs, smart geladeiras, lava e seca Smart, entre outros. Mas, para começar uma casa inteligente, não será preciso mobiliar a casa do zero, com algumas soluções mais práticas, já é possível começar a deixá-la conectada e dar os primeiros passos para a automação.

Para começar, aposte em um smart speaker, como o Echo Dot, da Amazon, ou Nest Mini, do Google, para integrar aparelhos com conectividade a suas assistentes virtuais. Eles funcionarão como uma central de comandos, na qual você pode tanto controlar outros dispositivos como lâmpadas, câmeras de segurança, televisões etc. quanto utilizá-los para tarefas como marcar compromissos na agenda, ler pesquisas, tocar músicas, entre outros.

Transforme seus aparelhos em smart

Você pode integrar dispositivos que você já têm, transformando-os em smart. Para isso, o mercado proporciona as tomadas e plugues inteligentes. Sem necessidade de mão de obra especializada, estes podem ser inseridos nas tomadas padrões, e a partir daí, já é possível controlar seus eletrodomésticos à distância, como geladeiras, máquinas de lavar, além de cafeteiras, secadores de cabelo etc. Com isso, você pode, por exemplo, programar a cafeteira elétrica para ligar e preparar seu café pela manhã. Além disso, fica mais fácil controlar o consumo de energia. Esqueceu algo na tomada e está longe de casa? Desligue pelo celular mesmo.

Outro item que dispensa trabalho na instalação são as lâmpadas smart, bastando colocá-las no lugar de uma convencional e conectá-las ao Wi-Fi pelo smartphone. A maioria vem com uma gama de cores e de intensidade de luz, e algumas, inclusive, reproduzem música. Com elas, você pode modificar a iluminação do ambiente, além de acendê-las e apagá-las sem a necessidade de se deslocar até o cômodo em questão.

Sua casa mais protegida

Também é possível monitorar a segurança de sua casa por meio de dispositivos smart. As fechaduras eletrônicas estão disponíveis nas versões de embutir e sobrepor, sendo esta mais acessível e com maior facilidade de instalação, pois é compatível com as portas tradicionais. Com elas, é possível gerenciar o acesso a sua residência de forma remota e por várias maneiras, como por biometria, tag de proximidade e criando vários perfis de acesso diferentes.

As câmeras de segurança inteligentes permitem visualizar à distância os ambientes. Dependendo do modelo, tem diferentes funcionalidades, sendo que algumas conseguem detectar movimento. Elas também podem ter rotação em 360 °C, visão noturna, captação de áudios e presenças suspeitas, entre outros.

Por que investir em uma casa inteligente?

O primeiro motivo, sem dúvidas, é a comodidade. O poder de controlar diversos dispositivos e aparelhos na palma da mão sem precisar chegar até eles. Esta tecnologia aliada à casa pode ser usada tanto para o entretenimento, como assistir à TV e ouvir músicas, quanto para otimizar tarefas do dia a dia como lavar roupas, programando a máquina de lavar, e limpar a casa, visto que, hoje, há uma infinidade de robôs smart de limpeza.

Investindo em uma casa inteligente, você só sai ganhando. Além de conseguir gerenciar melhor o consumo de energia e não deixar os aparelhos ligados consumindo energia à toa por esquecimento, é uma ótima maneira de reforçar e acompanhar a segurança de sua residência.

Conceito smart no Village Bordeaux

O Village Bordeaux é o primeiro condomínio horizontal de lotes do bairro Vinhedos, que foi concebido nos conceitos de smart city. Com isso, por meio do uso estratégico de tecnologias, ele entrega soluções inteligentes e sustentáveis aos seus moradores, proporcionando o máximo de conforto, segurança e praticidade.

Então, que tal complementar estas vantagens tecnológicas do Bordeaux tornando sua casa inteligente? Pegue estas dicas que passamos, e para se habituar, comece integrando os aparelhos e dispositivos que você já possui, e investindo em itens básicos como tomadas e lâmpadas smart.

COMPARTILHAR: