Casa mais fresca no calor de Cuiabá

Casa mais fresca no calor de Cuiabá

Algumas atitudes, como favorecer a circulação de ar na casa, fazem a diferença no combate aos dias mais quentes na capital do Mato Grosso

Morar em uma casa com ambientes mais frescos, que visam maior circulação de ar e suavização da forte sensação térmica de calor, é questão de sobrevivência em Cuiabá, cidade onde se localiza o bairro Vinhedos e reconhecida por seus dias de intenso calor, em qualquer estação do ano.

Recentemente, a capital do Mato Grosso foi citada pelo site internacional de monitoramento de temperatura Hot Cities  como a “cidade mais quente do mundo” pelo período de uma hora, mais precisamente às 16h do dia 8 de setembro de 2021, quando os termômetros marcaram 40 ºC . Mas não é algo incomum os termômetros ultrapassarem a marca dos 40 ºC na capital mato-grossense, o que a coloca sempre entre as cidades mais quentes do Brasil.

Por essa razão, o ar-condicionado é mais que um artigo de luxo em Cuiabá, sendo um objeto de primeira necessidade. Encontrar aparelhos instalados em casas, comércios, escolas e demais locais é comum, mas o aumento na conta de energia elétrica observado nos últimos meses pode assustar quem quer fugir do típico calor cuiabano. Assim, algumas dicas são muito valiosas para deixar a casa mais fresca em Cuiabá – sem aumentar os gastos na conta de luz.

Dicas para diminuir o calor em casa

Para quem não quer passar os dias lutando contra o forte calor, diminuir a sensação de abafamento dentro de casa é possível com a prática de alguns truques simples de decoração, como a escolha dos tecidos dos móveis, a colocação de plantas nos ambientes e muito mais. Veja, abaixo, sete dicas para refrescar a sua casa:

  • Deixe o ar circular
    É muito importante que o ar circule pela casa. Então, as janelas e as portas, sempre que possível, devem ficar abertas para que a brisa entre e o ar quente não fique preso dentro de casa. É importante, ainda, barrar a entrada da luz do sol com o uso de cortinas que refletem o calor para fora do imóvel.
  • Dê preferência aos revestimentos cerâmicos
    Esse tipo de revestimento tem baixa inércia, não retêm calor, o que significa uma casa mais fresca. A cerâmica é conhecida como “piso frio” justamente por essas características, uma ótima opção para regiões mais quentes como a capital do Mato Grosso. Arquitetos aconselham o uso desse tipo de cerâmica em áreas externas como espaços gourmet, pois assim elas conseguem começar e terminar o dia com uma temperatura menor em comparação a revestimentos como a madeira, por exemplo.
Revestimentos de cerâmica não retêm calor
  • Barre a entrada de luz
    Mantenha as cortinas e persianas fechadas. Assim, evita-se que os raios solares entrem diretamente e esquente os cômodos. Alguns ótimos itens aliados são a cortina com blecaute – desde que a parte branca esteja virada para o lado de fora – e a instalação de películas de controle solar reflexivas nos vidros das janelas.
  • Aposte nas plantas
    Além de deixarem os ambientes com mais vida e aumentarem a sensação de bem-estar, as plantas contribuem muito para deixar a temperatura da casa mais amena. Os principais fatores para isso são o aumento da umidade no local e o favorecimento da circulação de ar.
    É importante, porém, estar atento ao lugar em que essas plantas estão posicionadas, colocando-as em lugares que ajudam a reduzir a incidência de luz, e as espécies de plantas, escolhendo as que contam com folhas mais volumosas. Algumas espécies que podem ajudar nesse objetivo são: antúrio, espada de são Jorge, fícus, jiboia, palmeira bambu, palmeira ráfia, samambaia americana e lírio da paz.

  • Evite tecidos quentes nos estofados
    Alguns tecidos deixam os ambientes mais abafados e trazem desconforto nos dias de calor. Tecidos leves e naturais, além de mais confortáveis, também “respiram” melhor e permanecem mais frescos. Algumas ideias que melhoram a sensação de abafamento são cobrir sofás e poltronas com capas e tecidos de materiais como algodão e linho, remover os tapetes ou substitui-los por versões mais finas, que usam corda, palha ou fibras de algodão, e adotar cortinas de tecidos leves e vazados. Evite objetos com veludo ou couro.
  • Instale lâmpadas de LED
    Além de ganharem na questão economia, pois consomem menos energia elétrica, as lâmpadas de LED – conhecidas como lâmpadas frias ou brancas – são mais duráveis e não esquentam o ambiente, ao contrário do que ocorre com as incandescentes.

  • Reduza o uso de aparelhos eletrônicos
    Os aparelhos eletrônicos no famoso stand-by  – quando estão ligados apenas na tomada, sem estar em funcionamento – liberam calor. Portanto, tirar os aparelhos que não estão sendo usados da tomada é uma forma de ajudar a diminuir o calor no ambiente e, ainda, economizar energia no processo.

Combate ao calor no Village Bordeaux

Nas instalações do Village Bordeaux, existirão várias formas de melhorar a sensação térmica do primeiro condomínio do bairro Vinhedos. Uma delas é o investimento em áreas verdes, com o projeto de arborização em busca de maior conforto térmico, permitindo lugares cheios de vegetação e com sombras à vontade. Para refrescar e trazer momentos de diversão e lazer aos moradores, o Village Bordeaux contará, também, com uma piscina de borda infinita para o uso comum na área de lazer do condomínio.

COMPARTILHAR: