Smart Cities: cidades inteligentes pelo mundo

Smart Cities: cidades inteligentes pelo mundo

Conheça as principais cidades inteligentes (“smart cities”) do mundo e entenda por que elas são incríveis

Muitos acreditam que as cidades inteligentes têm, necessariamente, relação com a tecnologia, porém, outros pontos precisam ser analisados para que uma cidade entre na categoria das “smart cities”. 

Para você entender mais sobre as cidades que investem em tecnologias e inovações, o blog do Vinhedos produziu uma matéria com as principais delas. Continue a leitura para saber mais!

Afinal, o que é uma cidade inteligente?

A tecnologia presente nas cidades não é o suficiente para categorizar uma região como uma “cidade inteligente”. Para que uma cidade seja considerada uma “smart city”, outros fatores precisam ser levados em consideração, como:

  • Planejamento urbano
  • Mobilidade e transporte
  • Convergência social
  • Economia regional 
  • Gestão pública

Esses são alguns dos aspectos importantes que devem ser considerados quando falamos em “smart cities”. 

Para descrever melhor o funcionamento de uma “smart city”, preparamos alguns exemplos de urbanização inteligente que existem pelo mundo.

A sociedade 5.0 de Tóquio

Capital do Japão, Tóquio é uma cidade com uma área metropolitana que abrange mais de 30 milhões de habitantes. 

Por conta do volume populacional, um dos principais desafios do governo de Tóquio é lidar com o envelhecimento da população, um fator que causa problemas relacionados à saúde, à força de trabalho e na mobilidade urbana.

Por esse motivo, o Japão criou um plano chamado “Sociedade 5.0”, que consiste em entender os problemas que as comunidades enfrentam no dia a dia e oferecer soluções práticas utilizando a tecnologia. 

Podemos usar como exemplo os smartphones tecnologicamente mais avançados e as câmeras de vigilância que permitiam ao governo monitorar as necessidades das pessoas com mais precisão. 

No auge da pandemia do COVID-19, essas ferramentas foram essenciais para fiscalizar regiões que estavam congestionadas de pessoas e podiam gerar maior perigo de contaminação. 

Usando as câmeras e sensores de temperatura, o governo conseguiu identificar com antecedência fatores de risco e intervir para evitar o aumento de contaminação entre uma pessoa e outra.

Tóquio é uma cidade com uma área metropolitana que abrange mais de 30 milhões de habitantes
Tóquio é uma cidade com uma área metropolitana que abrange mais de 30 milhões de habitantes

Londres – uma cidade inovadora

Segundo os dados publicados no “IESE Cities in Motion Index” (2021), Londres é considerada a cidade mais inteligente do mundo. 

Com o seu programa “Connected London”, lançado em 2017, a prefeitura da capital do Reino Unido busca promover a conectividade 5G a toda a cidade, além de Wi-Fi gratuito nas ruas e nos edifícios públicos. 

Outro plano muito interessante praticado pelo governo de Londres é reutilizar o calor residual emitido pelos metrôs. 

Para reaproveitar o resíduo de calor causado pelo transporte metroviário da cidade, foi criado, em 2021, o centro de energia Bunhill 2, capaz de abastecer mais de mil e trezentas casas sem queimar combustível fóssil.

Londres é considerada a cidade mais inteligente do mundo
Londres é considerada a cidade mais inteligente do mundo

Zurique – a cidade da mobilidade urbana sustentável

Município mais populoso da Suíça, Zurique modificou, de forma positiva, a mobilidade urbana da cidade, promovendo a restrição inteligente de automóveis. 

Através de sensores espalhados pelas ruas, é possível monitorar o volume de tráfego de automóveis e, quando a capacidade máxima permitida na região é atingida, o trânsito é bloqueado até que haja a diminuição do congestionamento.

Além disso, o governo de Zurique estimula o uso de bicicletas e incentiva a movimentação de pedestres, criando áreas apropriadas e mais seguras para a circulação deles.

Zurique promove a restrição inteligente de automóveis
Zurique promove a restrição inteligente de automóveis

Vinhedos – um bairro planejado e inteligente

Pensando na qualidade de vida dos moradores, o novo empreendimento da Abitte, o Vinhedos, tem estruturas inteligentes e sustentáveis, como:

Confira os outros diferenciais do Vinhedos e surpreenda-se com o empreendimento.

COMPARTILHAR: