Deslizando pelo tempo: A história do skate

Deslizando pelo tempo: A história do skate

Conheça um pouco da história do skate, um dos esportes radicais mais famosos do mundo, que se tornou queridinho entre os brasileiros


A palavra “skate” (“patins”, em tradução livre) tem origem na língua inglesa e significa “mover-se sob uma superfície”, de acordo com a SUMMIT MOBILIDADE. Contudo, nem sempre essa foi a nomenclatura oficial utilizada para se referir ao esporte.

Antigamente, o esporte era chamado de “skateboard”, algo como “prancha sobre rodas”, até se popularizar e virar apenas “skate”. Para entender melhor sobre o assunto, o blog do Vinhedos preparou uma matéria super interessante para contara um pouco da história do skate, um dos esportes mais famosos do mundo. Continue a leitura!

O surgimento do skate – Um pouco da história

Não existem registros oficiais da data do surgimento do equipamento utilizado para praticar o esporte, que, em resumo, é composto por uma prancha e quatro rodas. No entanto, é possível verificar que em 1950, na Califórnia, um grupo de surfistas instalaram rodas em suas pranchas e começaram a simular uma espécie de surfe nas calçadas. E assim surgiu o nome “skateboard”.

A popularização do skate

Em 1970, as rodas de poliuretano específicas para o skate passaram a ser produzidas
Em 1970, as rodas de poliuretano específicas para o skate passaram a ser produzidas

Em 1959, o primeiro modelo de skate foi fabricado em grande quantidade para comercialização, e, a partir do ano seguinte, o esporte começou a se popularizar e a virar febre. Contudo, inicialmente, as rodas do equipamento eram feitas em metal, que acabava facilitando os escorregões e as quedas.

Por isso, em 1970, as rodas de poliuretano específicas para o skate passaram a ser produzidas. A partir de então, foi possível obter um maior controle do equipamento durante a prática do esporte e criar manobras específicas.

No mesmo período, houve uma evolução no shape dos skates, e as superfícies ganharam um formato mais fino – parecido com o que conhecemos hoje e menos semelhantes às pranchas de surfe.

Skate e a música

O surgimento da MTV – canal televisivo musical norte-americano – nos anos 90 contribuiu para a difusão dos videoclipes, em que muitos artistas e bandas produziam seus clipes em um cenário de prática de skate.

O rock, principalmente, recorreu muito ao esporte para as suas produções audiovisuais, trazendo um ar mais “descolado” e “radical” aos clipes das canções. Posteriormente, nos anos 2000, a prática virou febre entre os artistas; um exemplo disso é a cantora canadense Avril Lavigne que, inclusive, estourou com a música “Sk8ter Boi” em 2002.

No Brasil, a grande figura representativa que unia o rock e o skate foi o cantor Chorão, da banda Charlie Brown Jr., falecido em 2013.

Skate: um esporte oficial das Olimpíadas

Rayssa Leal Fadinha, skate street, Olimpíadas de Tóquio 2020 — Foto: André Durão

Com a popularização do skate, ficou cada vez mais difícil não assumir o esporte como uma modalidade importante para o mundo. Em 2020, a prática foi incorporada na lista das competições esportivas das Olimpíadas.

Hoje em dia, temos atletas mundialmente reconhecidos no mundo por praticar o esporte, como a Raíssa Leal, que tem apenas 14 anos de idade e é a mais nova competidora brasileira e campeã mundial de skate na categoria street.

Pista de skate no Vinhedos

O Vinhedos, bairro planejado na região do Santa Rosa em Cuiabá (MS), tem uma incrível pista de skate dedicada às crianças e aos adultos que queiram praticar o esporte. O intuito é criar um espaço para estimular a atividade, pois, seja de modo profissional ou apenas por diversão, o importante é se movimentar! Conheça o novo empreendimento da Abitte!

COMPARTILHAR: