Gisele Maia: dos desenhos na escola aos projetos de Arquitetura

Gisele Maia: dos desenhos na escola aos projetos de Arquitetura

À frente do escritório Gisele Maia Arquitetura & Interiores, arquiteta vê na confiabilidade do cliente fator determinante para o sucesso do projeto

O diploma da arquiteta e designer de interiores cuiabana, Gisele Oliveira Maia, veio após ela se formar, em 1998, no curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. A paixão pelos desenhos vem da época escolar, mas não especificamente das aulas de Educação Artística como é de se imaginar. Gisele reproduzia, de próprio punho e com riqueza de detalhes, a imagem de células e outras estruturas microscópicas durante os estudos de Ciências no ensino fundamental. “Eu amava”, recorda.

Atualmente, à frente do escritório Gisele Maia Arquitetura & Interiores, a arquiteta busca inspiração em viagens, livros e até mesmo em observações cotidianas, mas explica que o projeto só tem sucesso se cliente e arquiteto estiverem em sintonia. “Acredito que o mais necessário, acima de tudo, é a confiabilidade que o cliente precisa ter em você, que você irá fazer um bom projeto, mas que esteja alinhado com o gosto dele”, afirma Gisele.

Como surgiu o interesse pela Arquitetura e como decidiu seguir essa área profissionalmente?
Minha paixão pela Arquitetura começou desde muito cedo, aos 12 anos de idade. Sempre amei desenhar e a minha matéria favorita durante o ensino fundamental era Ciências. A professora pedia aos alunos que desenhassem as células, os neurônios, os vírus e os protozoários e eu simplesmente amava. Além de desenhá-los, amava colocar sombra em todos eles para dar um efeito 3D. Dessa forma, eu percebi que aquilo me levava para um universo paralelo. Desenhar sempre me encantou, o desenho preenche meu coração. O insight para seguir na Arquitetura foi no ensino médio, quando fiz escola técnica para edificações. A partir daí, decidi seguir a carreira como arquiteta.

Seu portfólio é bem variado, mas o grande destaque são os projetos de design de interiores, especialmente em residências. Como chegar no ponto exato entre o que o cliente imagina e o que realmente é funcional em um projeto de interiores?
Acredito que não há um caminho direto e único. Para chegar no ponto exato entre o que o cliente quer aliado a um bom projeto, existem etapas. Em primeiro lugar, é necessário um bom briefing. Ver exatamente o que o cliente deseja, deixar isso anotado e ter bem claro o gosto dele. Depois disso, começar por um bom projeto arquitetônico e, no decorrer do processo, ir alinhando e ajustando para que se atinja um ponto. Entretanto, acredito que o mais necessário, acima de tudo, é a confiabilidade que o cliente precisa ter em você, que você irá fazer um bom projeto, mas que esteja alinhado com o gosto dele. Sem a confiança fica complicado, tanto para o arquiteto como para o cliente.

Como e onde você busca inspiração para o seu trabalho?
Acredito que tudo o que a gente vive, lê, presencia, as conversas, as pessoas, tudo o que vivemos, se possuirmos um olhar atento, tudo a nossa volta é inspiração.

Em seu Instagram, além de postar fotos de projetos desenvolvidos pelo seu escritório, você dá diversas dicas sobre decoração e Arquitetura. A utilização das redes sociais como divulgação é parte fundamental para um arquiteto apresentar seu trabalho hoje em dia?
Com certeza. Em toda a história, a gente necessitou divulgar nosso trabalho por meio de algum veículo, sejam eles TV, rádio ou qualquer outro local. A diferença é que hoje temos mais uma ferramenta que está em nossas mãos. Nas redes sociais, não há um custo elevado para divulgar o trabalho, porque é uma ferramenta que utilizamos todos os dias. Entretanto, isso não dispensa a importância da indicação de um cliente para o outro, da divulgação através do networking ou uma conversa do dia a dia.

O bairro Vinhedos apresenta uma concepção inovadora, com a integração entre a sustentabilidade urbana, segurança e a natureza. Este destaque para áreas verdes próximas a moradias é uma necessidade em Cuiabá, uma cidade conhecida por suas altas temperaturas. Como poderá ser a integração da Arquitetura das residências do bairro com o que o cerca?
Cada dia mais, a Arquitetura está aliada à sustentabilidade. Mais e mais projetos estão com tecnologias que corroboram para projetos seguros, que gerem menos lixo e que tenham maior integração com a natureza. Há uma necessidade não apenas para a sustentabilidade urbana, mas como um pedido dos próprios clientes por residências sustentáveis e econômicas.

COMPARTILHAR: