Home office exige organização e profissionalismo

Home office exige organização e profissionalismo

Estar longe do ambiente empresarial proporciona mais liberdade e independência, mas é necessário saber gerenciar as funções e a carga de trabalho

Trabalhar em casa, longe do escritório – mais conhecido pelo termo em inglês home office –,tornou-se um padrão para muitos profissionais nos últimos anos, principalmente após a pandemia de Covid-19 que assola o mundo.

Mas, ao contrário do que possa parecer à primeira vista, o chamado trabalho remoto necessita de muita organização e profissionalismo para que tudo funcione dentro da normalidade, como se o profissional estivesse no escritório, ao lado dos demais colegas de trabalho.

Ao mesmo tempo que estar longe do ambiente empresarial proporciona mais liberdade e independência, a carga de responsabilidades também é maior, uma vez que não há ninguém – ao menos in loco – para gerenciar as funções e a carga total de trabalho do profissional. Além disso, a montagem e a estruturação do espaço de trabalho em casa, geralmente, ficam por conta do próprio colaborador.

Montagem do local para o home office

Em primeiro lugar, é preciso entender que fazer home office não é simplesmente colocar uma mesa e uma cadeira em um canto qualquer da casa e começar a trabalhar. Para criar essa área, é interessante seguir alguns passos, com atenção aos detalhes que possam atrapalhar a concentração e o bem-estar durante a jornada.

Espaço: é importante ter um espaço definido para esta finalidade, além de analisar se o cômodo comporta os instrumentos de trabalho, como notebook, impressora e afins. Seja um quarto ou um espaço na sala, organizá-lo faz toda a diferença para manter seu rendimento no trabalho em alta. É também de extrema importância escolher um local que fique fora do fluxo de pessoas da casa, para afastar ao máximo o barulho e as distrações.

Móveis: na hora de montar a área de trabalho, é vital pensar na mobília que será utilizada, uma vez que são os móveis do escritório que moldam o ambiente e ajudam no desempenho de quem trabalha no local. A mesa correta e uma cadeira adequada ao seu porte físico proporcionam ergonomia, conforto e qualidade de vida no trabalho. Com os móveis adequados para o home office, o profissional evitará a fadiga repentina e até mesmo lesões por ficar com a postura incorreta durante longos períodos.

Iluminação: uma dica para deixar o espaço confortável é dar preferência ao aproveitamento da luz natural, deixando a mesa próxima à janela, principalmente se houver uma janela com uma vista bonita. Tanto a visão quanto a luminosidade natural são favoráveis nos momentos de descompressão. Mas atenção para não deixar seu computador e demais objetos com muita exposição ao sol, pois o calor pode danificá-los. Também é necessário investir em iluminação artificial, com luminária de mesa e outros pontos de luz para momentos que pedem maior concentração.

Decoração: trabalhar em um lugar com uma decoração otimizada ajuda muito na concentração. Alguns itens como lixeiras, calendários e portas-canetas para decorar o local garantem mais funcionalidade e também oferecem um toque personalizado ao espaço. As cores dos móveis também influenciam na personalização do ambiente. Cores neutras, por exemplo, trazem sensação de amplitude ao espaço, o que permite combinações com outras tonalidades em detalhes como quadros e papéis de parede. Plantas também são bem-vindas, pois aumentam a umidade e fazem bem para a saúde.

Home office saudável

Não apenas a organização e a decoração do ambiente são fatores fundamentais para um home office saudável e com bons resultados. É essencial exercer o trabalho remoto com cuidado, para que os excessos não pesem e gerem problemas. Abaixo, listamos algumas dicas práticas para que o trabalhador continue cumprindo as normas de um trabalho seguro mesmo à distância:

  • Observe o conforto;
  • Não ultrapasse a carga horária de trabalho;
  • Siga os horários das refeições;
  • Mantenha a rotina com pequenas pausas.

Vinhedos, tranquilidade e infraestrutura

Se o objetivo é morar com tranquilidade e ótima infraestrutura, o Vinhedos é o lugar ideal. Ao mesmo tempo que está próximo a centros de compras, hospitais e parques, o bairro tem áreas verdes, o que propicia momentos de paz aos moradores. Esse ambiente facilita muito para quem opta pelo home office, combinando o acesso rápido a serviços e à possibilidade de momentos de descompressão em meio à natureza.

COMPARTILHAR: