Orientação solar na arquitetura

Orientação solar na arquitetura

A incidência solar precisa ser considerada em um projeto de arquitetura, visando os melhores posicionamentos da construção em relação ao sol

De forma prática, a orientação solar na arquitetura é a compreensão de como a luz do sol incide sobre as construções. Importantíssimo fator a ser considerado em um projeto arquitetônico, a incidência apropriada do sol pode ajudar em relação ao conforto térmico de toda a estrutura da casa ou do edifício, proporcionando uma permanência agradável.

Caso a orientação solar não seja corretamente considerada, o local pode se tornar muito desagradável aos moradores ou até mesmo danificar os móveis e objetos. Por essa razão, para obter os melhores posicionamentos no que diz respeito ao sol, o projeto precisa ser adequadamente elaborado, prezando pela ajuda de um arquiteto.

Assim, com o auxílio profissional, os ambientes da casa, as aberturas, os elementos de proteção solar (brises, marquises, toldos…) e, inclusive, a posição das placas solares serão dispostos da maneira mais correta e agradável possível.

Vale lembrar que a orientação solar não é um aspecto igual para todo o globo terrestre. Uma construção no Hemisfério Norte, por exemplo, não recebe o mesmo impacto da luz se comparado a uma edificação presente no Hemisfério Sul. Isso também vale para as estruturas próximas, ou distantes da Linha do Equador.

Orientação Solar: como funciona?

Devido às diferentes regiões do planeta e estações do ano, os raios solares podem atingir a superfície da Terra em diversas intensidades. Em vista disso, identificar a orientação solar de um terreno é uma tarefa fundamental e uma das prioridades do projeto para o arquiteto, que deve garantir a insolação adequada para toda a construção.

A partir de um projeto, os ambientes da construção poderão atender os moradores da melhor maneira. Além disso, ele ainda pode ser um aliado da sustentabilidade pela inclusão de placas solares, por exemplo.

Independente dos padrões de fachada, a orientação solar vai buscar atender às necessidades e às exigências dos clientes. Mas quem deve avaliar a melhor opção para a casa – e aconselhar sobre a escolha – é o arquiteto.

Orientação Solar: qual é o melhor posicionamento para os cômodos?

Para a melhor compreensão da boa disposição dos cômodos e ambientes, vale distinguir o impacto de cada uma das faces. Confira:

Face Norte

Considerada privilegiada, essa é a face com a maior incidência do sol no Hemisfério Sul. Quartos e varandas, por exemplo, são ótimos espaços para a fachada norte, pois garantem temperaturas agradáveis em locais mais frequentemente habitados.

A norte também é uma face ideal para as placas solares, visto que haverá maior aproveitamento solar e, consequentemente, energético.

Face Sul

Com menor incidência solar, a face sul deve abrigar ambientes secundários, como áreas de serviço, escadas, depósitos e garagens. Nesta fachada, há a presença de mais umidade. Com isso, os revestimentos de fácil manutenção são os mais indicados para esses espaços.

Devido às diferentes regiões do planeta e estações do ano, os raios solares podem atingir a superfície da Terra em diversas intensidades. Em vista disso, identificar a orientação solar de um terreno é uma tarefa fundamental e uma das prioridades do projeto para o arquiteto, que deve garantir a insolação adequada para toda a construção.

Face Leste

A face leste é aquela que recebe o sol matinal, sendo uma opção viável para a fachada de quartos e de espaços privativos. Assim, esses ambientes recebem o sol da manhã e evitam o superaquecimento no período da tarde.

Face Oeste

Já a face oeste é a do sol vespertino (da tarde). Por isso, deve ser priorizada para ambientes de pequena e média permanência, visto que é uma face que esquenta bastante os cômodos.

Sua moradia no Vinhedos Cuiabá

No Vinhedos, primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa, os projetos residenciais devem considerar a orientação solar, especialmente pelo clima quente de Cuiabá.

Não deixe de conhecer os diferenciais oferecidos pelo Vinhedos Cuiabá e de planejar sua futura moradia em um bairro moderno e sofisticado.

COMPARTILHAR: