Os detalhes da decoração em Estilo Boho

Os detalhes da decoração em Estilo Boho

Queridinho dos últimos anos, o Estilo Boho preza por uma decoração e visual que esbanjam aconchego e intimismo

Ao longo dos últimos anos, o Estilo Boho na decoração (e até mesmo na moda) ganhou o coração do público por conta da sua essência aconchegante, intimista e extremamente singular. Este modelo aposta em uma composição que traz um mix de estilos, múltiplas paletas de cores, carregadas de tons quentes, e diferentes texturas.

A versatilidade e potencial criativo fizeram com que a busca por esse estilo crescesse significativamente entre as preferências de decorações e design de interiores, garantindo ambientes bonitos e diferentes dos padrões tradicionais. Nesses casos, os cômodos visam aparências únicas, inovadoras e agradáveis.

A vantagem desse modelo é que, devido à sua variedade de composições em questão de decoração e design, ele consegue ser bastante característico, alcançado uma atmosfera intimista à sua maneira. Conhecido como “Boho” no Brasil, é um estilo despojado, mas que preza por um agrupamento harmonioso dos elementos que serão dispostos no ambiente — seja quarto, sala, cozinha e/ou outros cômodos.

Afinal, o que é o Estilo Boho?

Tornar um ambiente característico, que atenda todas as vontades na hora da decoração, pode ser uma tarefa difícil, visto que o espaço pode parecer bagunçado. Na contramão desta proposta, o Estilo Boho surge como uma alternativa de unir os modelos desejados a partir de uma harmonia essencial para que os detalhes estejam bem-alinhados.

Derivado do termo “boêmio”, “boho” está associado a um estilo de vida que visa a liberdade e despreocupação, afastando-se de propostas tradicionais e sempre mantendo uma conexão fortíssima com a arte. “Liberdade” é o motor para esse conceito em relação à decoração. Essa composição pode ser comprovada por conta da principal característica: o mix de estilos — rústico, vintage e folk —, combinado aos móveis românticos, estampas étnicas e elementos artesanais, em que a maioria segue o padrão do-it-yourself (“faça você mesmo”, em português).

De modo geral, o conceito valoriza o uso da criatividade em níveis viscerais para refletir, na decoração, as ideias pessoais ou as principais evidências da personalidade dos moradores (ou donos) do ambiente. Ainda, vale lembrar que não existem regras para o Estilo Boho, desde que ele esbanje estilo, aconchego, harmonia e nuances artísticas.

Favoreça a multiplicidade de tecidos

Principais ideias para o Estilo Boho

Embora não exista um padrão específico para o modelo, existem algumas opções de elementos e referências para compor a decoração do ambiente que remetem ao formato Boho:

  • Aposte na diversidade de cores: Indo na contramão dos modelos minimalistas existentes atualmente, mescle tons e cores, inclusive neutras, para criar uma proposta visual diferenciada. É válido pontuar, porém, que a harmonia entre a paleta selecionada é necessária para fortalecer o conceito do estilo.
  • Favoreça a multiplicidade de tecidos: Com várias texturas, estampas e cores, os tecidos estão entre as referências mais comuns do modelo. Sempre, claro, mantendo a fluidez e harmonia do ambiente. Em geral, o uso de tapetes também é aconselhado para integrar à decoração, principalmente em ambientes os quais não podem passar por mudanças significativas, como apartamentos.
  • Use almofadas e mantas: Grandes destaques, os itens estão entre os elementos mais utilizados para a construção visual do estilo boho. Mais uma vez, misturando diversas texturas como couro, linho e algodão. A ideia é, de fato, garantir que o cômodo remeta a um ambiente aconchegante e intimista — seja se aproveitando de referências contemporâneas, clássicas, etc.
  • Valorize plantas: Na decoração boho, as plantas são muito bem-vindas, especialmente para dar um toque “hippie”, originário da criação do estilo. Além do aconchego e intimismo, portanto, o cômodo fica com um aspecto mais leve, assegurando um espaço de relaxamento e descanso.
Valorize as plantas

O Estilo Boho na sua moradia no Vinhedos Cuiabá

No Vinhedos, primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa, os projetos residenciais podem apostar no mix do Estilo Boho, garantindo conforto e aconchego. Não deixe de conhecer os diferenciais oferecidos pelo Vinhedos Cuiabá e planejar sua futura moradia em um bairro moderno e sofisticado.

COMPARTILHAR: