Paisagismo residencial: o que é e como aplicar em casa

Paisagismo residencial: o que é e como aplicar em casa

Saiba como o paisagismo residencial pode melhorar a qualidade de vida dos moradores e confira algumas práticas simples para fazer em casa!

A estética de uma residência é um aspecto importante a ser considerado, visto que contribui para uma melhor qualidade de vida dos moradores. E uma ótima forma para reinventar a beleza do seu lar é a partir do paisagismo residencial. Você já conhece essa prática?

De modo resumido, o paisagismo residencial pode ser definido como uma forma de criar e reinventar a estética de uma casa com espaços verdes, e ele traz uma série de benefícios para os moradores.

Que tal incluir algumas práticas simples de paisagismo em sua casa e apostar em mais plantas para combinar com seus ambientes?

O que é o paisagismo residencial?

O conceito do paisagismo residencial é preservar o ambiente que já existe em casa ou recuperar e/ou agregar componentes da natureza ao imóvel.

Com essa prática, é possível elaborar um ambiente mais confortável e aconchegante em sua residência de modo sofisticado e benéfico à natureza. Afinal, o uso de plantas consegue deixar os espaços mais alegres e belos – isso sem contar a sensação de bem-estar de se manter em contato com esses vegetais.

Mas não confunda paisagismo e jardinagem. A diferença entre os dois é que o paisagista lida com o projeto verde (composição de plantas, jardins e flores) de um imóvel com uma visão macro, e o jardineiro terá o contato direto com a plantação e cuidado com as plantas. Saiba mais aqui.

Vanessa Paiva e Claudia Passarini, arquitetas/ Foto: Xavier Neto

A beleza da natureza dentro do seu lar

Ter plantas dentro de casa gera diversos benefícios à saúde física e mental. Além de contribuir para a estética dos ambientes, as plantas também estimulam a sensação de bem-estar.

A presença de plantas nos ambientes equilibra o clima dos espaços, tornando-os locais mais frescos e agradáveis, principalmente no calor de Cuiabá.

Práticas simples paisagismo residencial

O paisagismo é uma modalidade elaborada de design com plantas e o aconselhamento profissional de um arquiteto é ideal para projetos mais complexos. No entanto, há práticas simples de paisagismo residencial que podem ser aplicadas em sua residência. Confira algumas instruções e ideias:

  • Utilizar jardins verticais entre os cômodos

Segundo as arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, para essa prática, é necessário “entender se o espaço tem ventilação ou iluminação natural, para evitar tanta manutenção”. Além disso, as profissionais indicam a necessidade de “deixar um espaço de irrigação e coleta de água”.

  • Iluminação para a sobrevivência das plantas

Paiva e Passarini aconselham: “O ideal é iluminar a planta debaixo para cima, assim ela ganha um formato escultural. A indicação do tipo de lâmpada depende da planta e porte dela”.

  • Usar pedras para compor a estética do paisagismo

As pedras podem ser usadas para pavimentação, forração – para substituir grama e piso. Também costumam ser utilizadas como revestimento de muro e parede, conforme explicam as arquitetas.

Projeto de Vanessa Paiva e Claudia Passarini/ Foto: Xavier Neto
  • Apostar em mesas e cadeiras de descanso

Na hora de escolher as mesas e cadeiras de descanso para as áreas verdes da residência, é preciso “entender o tipo de material, que seja resistente ao sol e à chuva”, aconselham as profissionais.

Paiva e Passarini sugerem alumínio, madeira teca ou maciça e fibra sintética, que são “mais apropriadas para uso externo”.

Projeto de Vanessa Paiva e Claudia Passarini/ Foto: Xavier Neto
  • Ter caminhos para facilitar a mobilidade entre as plantas

Para os caminhos entre as plantas, as arquitetas acreditam que pedras são boas opções. “Gostamos muito de pisos drenantes, à base de cimento”, também sugerem.

  • Investir em pérgolas

“A grande vantagem desse tipo de construção [pérgolas], que pode ser independente ou conectada à casa, é que ela oferece sombra, mas não bloqueia a circulação do ar”, explicam Vanessa Paiva e Claudia Passarini.

Vinhedos – um bairro planejado

O Vinhedos, bairro planejado, localizado na região do Santa Rosa, foi construído pensando no bem-estar dos moradores. Para isso, a Abitte Urbanismo investiu em estruturas arborizadas e em um planejamento de paisagismo residencial. Conheça os diferenciais do Vinhedos e se surpreenda!

COMPARTILHAR: