Passeios imperdíveis em Cuiabá

Passeios imperdíveis em Cuiabá

Confira um guia com as principais atrações e pontos de interesse para conhecer na capital do Mato Grosso

Capital de Mato Grosso, Cuiabá é repleta de passeios imperdíveis, além de ser a porta de entrada para alguns destaques turísticos do estado. A Chapada dos Guimarães está a cerca de 80 km da cidade e reserva paisagens fascinantes, trilhas aventureiras e belas cachoeiras. Ainda, a cerca de 100 km, está a cidade de Poconé, onde se encontra a Rodovia Transpantaneira, que concentra grande parte do turismo do Pantanal Norte. Na própria Cuiabá temos ainda o centro histórico com construções do período colonial, museus, igrejas centenárias e espaços com áreas verdes.

O que fazer em Cuiabá

A seguir, conheça algumas atrações e atividades para fazer em Cuiabá.

Construções históricas

O Centro Histórico de Cuiabá é uma região tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que conserva a arquitetura do período colonial em seus comércios, museus e igrejas centenárias. Caminhar por suas ruas é um passeio agradável que leva a conhecer um pouco sobre a história e o passado da cidade. Entre um passeio e outro, aproveite para conhecer os bares e restaurantes pelo caminho.

Com arquitetura neogótica inspirada na Catedral de Notre-Dame, em Paris, o Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho é considerada a igreja mais bonita da capital matogrossense, com a construção datada do século XX. Já a Igreja do Rosário e São Benedito é um belíssimo exemplar da arquitetura barroca, construída sobre a mais produtiva mina de ouro da região, em 1730.

Santuário de Nossa Senhora do Bom Despacho/ Foto: Secult-MT e Crea-MT

Às margens do Rio Cuiabá, a Orla do Porto é um calçadão de 1,3 km que reúne casarões de fachadas coloridas. É uma região para quem aprecia arquitetura, cultura, gastronomia e agito noturno, pois também concentra bares, restaurantes, comércios e lojas de artesanato.

Orla do Porto/ Foto: Flavio Andre/MTur

Centros Culturais e Museus

Na Praça do Seminário, anexo à Catedral de Notre Dame, o Museu de Arte Sacra conta a história da cidade por uma perspectiva religiosa, sendo um ponto turístico importante da cidade. O Museu de História Natural Casa Dom Aquino conta com uma exposição permanente voltada para arqueologia e paleontologia, com fósseis de animais do cerrado, como a conhecida Preguiça Gigante.

Museu de História Natural Casa Dom Aquino/ Foto: Divulgação

O Museu do Morro da Caixa d’água é um espaço de arte que funciona em uma caixa d’água inaugurada no ano de 1882, onde funcionava o antigo reservatório de água de Cuiabá. O local possui uma série de galerias que expõem telas de diversos artistas, oferecendo uma apresentação da história da cidade por meio de fotos.

O antigo arsenal de guerra de Cuiabá dá espaço, hoje, para o Sesc Arsenal, que é uma importante atração da cidade e funciona como centro cultural e gastronômico. O local possui biblioteca, teatro, galeria de artes, cinema e, ainda, bar e restaurante. Além de receber vários eventos culturais, reúne atrações voltadas para o teatro, cinema, dança e música e conta com um espaço de artesanato para compras de lembrancinhas.

Espaços com áreas verdes

O Parque Mãe Bonifácia é um dos passeios imperdíveis em Cuiabá que oferece contato com a natureza. Com uma área de 77 hectares, é repleto de espécies vegetais típicas do Cerrado e proporciona um ótimo espaço para trilhas e caminhadas. Com sorte, é possível avistar alguns animais silvestres. Ele conta com parque infantil, aparelhos para ginástica e até com um mirante.

Parque Mãe Bonifácia

Outra opção de refresco na capital mato-grossense é o Parque Tia Nair, uma das maiores áreas verdes de Cuiabá. Trata-se de um passeio ecológico recheado de atividades, pois o espaço conta com pista de caminhada, estação de ginástica, playground e até mesmo tirolesa e pedalinhos no lago.

Village Bordeaux, no coração de Cuiabá

Gostou de conhecer alguns dos passeios imperdíveis em Cuiabá? O Village Bordeux será o primeiro condomínio do bairro Vinhedos, na região do Santa Rosa, que é uma das mais privilegiadas da cidade e está próxima de importantes equipamentos urbanos. Além disso, os moradores do condomínio contam, ainda, com inúmeras comodidades sem precisar sair de casa, como espaço fitness, smart conveniência e área completa de lazer, com piscina, playground, quadras de esporte e muito mais.

COMPARTILHAR: