Escolha do terreno para construir

Escolha do terreno para construir

Alguns fatores como localização, topografia e tipo do solo são importantes na hora de escolher o terreno para que a obra saia como o planejado

Se você já optou pela construção de uma casa, agora precisa ir atrás do terreno certo para construí-la. Ter uma noção prévia de como será o projeto é um dos primeiros passos para a escolha, visto que o terreno interfere no resultado final da obra – e pode tanto baratear seu processo de construção, quanto deixá-lo mais caro.

Segundo o engenheiro civil Anselmo Sauder Júnior, da Nexus Engenharia Integrada, ter seu projeto em mente pode ajudar na escolha do terreno, assim como contribui com o profissional de arquitetura encarregado pelo mesmo, para discutir as ideias iniciais que podem auxiliar na decisão final.

Construir uma casa, apesar do tempo de espera e de alguns transtornos que ela implica, pode ser mais vantajoso que comprar pronta, a começar pelo fato de que estará adquirindo algo novo que foi totalmente pensado em cima de suas escolhas. Segundo o engenheiro, esta vantagem se mostra principalmente pela “possibilidade em criar um projeto personalizado, nas escolhas dos materiais e afins, sem contar que, ao construir sua casa, você pode ter a valorização do seu imóvel e se tornar um negócio bem rentável”.

Aqui vão algumas considerações para você ter em mente antes da escolha de um terreno, com o auxílio de um profissional/empresa especialista envolvida.

• Localização do terreno

Já vimos aqui no blog que a localização de um imóvel pode afetar diretamente na sua valorização futura, se você um dia pretender alugar ou vender para terceiros. Mas, além disso, a escolha da região do terreno é uma questão de segurança e comodidade.

É fundamental estudar se o terreno não está em área de riscos de enxurradas, deslizamentos e enchentes. Terrenos em área de proteção de mananciais (rios, represas, nascentes) apresentam maiores restrições de uso do solo e podem demandar mais tempo para regularizar a documentação.

Avalie também se a região é privilegiada quanto a serviços como hospitais, supermercados, farmácias, escolas etc., de acordo com sua necessidade. Lembrando que a localização vai interferir no silêncio ao redor, trânsito e segurança da rua. Portanto, faça uma escolha cautelosa.

Avaliar a topografia, aspectos físicos e tipo de solo é necessário para entender as limitações do terreno

• Aspectos físicos do terreno

Avaliar a topografia, aspectos físicos e tipo de solo é necessário para entender as limitações do terreno e prever complicações. O ideal é que, antes de adquirir um terreno, leve um arquiteto ou engenheiro civil para examinar estes fatores. A composição do solo interfere, inclusive, na complexidade das fundações.

É importante saber o tipo de solo e observar se há a presença de pedras ou água em excesso. Terrenos de solo duro dificultam as escavações para as fundações e os com umidade excessiva trazem alguns riscos, como propensão a alagamentos.

• Topografia do terreno

A topografia é um dos desafios de quem vai construir, sendo mais recomendado optar por terrenos planos. Isso porque, alguns terrenos com desnível — em aclive, em que o nível médio do terreno está acima do nível da rua, ou declive, em que está abaixo do nível da rua —, têm a necessidade de cortes e aterros. No entanto, em alguns casos, bons profissionais podem utilizar os desníveis do terreno para criar ótimos projetos.

“Eu, particularmente, gosto bastante de terrenos acidentados. Mas é sempre bom saber que teremos um custo a mais com a estrutura da edificação, trabalhos com movimentações de terra e afins.”

• Posicionamento do terreno em relação ao sol

A orientação solar ou isolação é importante para determinar qual será a posição de sua casa no terreno. Observar onde o sol nasce e se põe em relação ao terreno pode implicar no conforto e até mesmo na economia, aproveitando-se da luz natural. Esta análise ajuda a determinar a posição dos cômodos. O lado norte recebe sol mais forte e costuma ficar quente em boa porção do dia, enquanto o sul quase não recebe incidência direta do sol, principalmente no inverno, mas, no verão, recebe sol apenas nas primeiras horas da manhã e no fim da tarde.

A porção leste recebe raios de sol esterilizastes pela manhã, ideal para o posicionamento dos quartos; e a oeste tem incidência de sol durante a tarde, sendo indicada para cômodos de pequena e média permanência, como áreas de serviço e garagem.

Construindo no Village Bordeaux

Adquirir um terreno no Village Bordeaux te dará a tranquilidade de construir um imóvel em uma região privilegiada. Inserido no bairro planejado Vinhedos, o condomínio está próximo a equipamentos e serviços importantes, mas também proporciona contato com a natureza, projetado pelo escritório Jhonny Rother, de forma que não interfira nos recursos naturais ao seu entorno.

Além disso, você pode contar com a segurança e infraestrutura completa ofertada pelo bairro, com itens básicos como ruas asfaltadas e iluminadas, coleta de lixo seletiva inteligente, rede de água e esgoto, energia elétrica, e alguns diferenciais que você só encontra no Vinhedos.

COMPARTILHAR: