Ideias para decorar um barzinho em casa

Ideias para decorar um barzinho em casa

Perfeito para momentos de descontração e relaxamento, ter um cantinho com bebidas e demais itens de bar é prático e traz diferenciais ao ambiente

Decorar um barzinho em casa, deixando à disposição as garrafas de suas bebidas prediletas, é interessante em muitos sentidos. Seja para momentos de descanso após um dia intenso de trabalho ou para recepcionar as visitas em um cantinho especial, acomodar garrafas, copos, taças e demais objetos de maneira requintada, em um espaço bonito e confortável, é muito prático. Além disso, tal item agrega valor e faz uma utilização preciosa do ambiente.

Para ter um barzinho caseiro prático e personalizado, há diversas sugestões que podem fazer a diferença e deixar esse espaço ainda mais agradável para se passar algumas horas de descontração e lazer. Confira:

“A decoração pode ter um ar mais clássico, usando um espelho, ou ser mais industrial com uma parede de cimento queimado, estantes metálicas. Ou até mesmo mais lúdica, com a utilização de quadros temáticos, jogos de bebidas ou de bares”

Como começar a montar um barzinho em casa?

A primeira questão para quem se interessa em decorar um barzinho em casa é: onde colocá-lo? Por ser um espaço de socialização, não é interessante montá-lo em um lugar privado ou de difícil acesso às visitas.

Arquiteto da Fibra Arquitetura, de São Paulo, Renan Pinotti ressalta esse espírito de celebração e união dos momentos passados no barzinho residencial, e por isso é mais comum tê-lo nos “lugares de encontro” da casa, como a sala, cozinha ou varanda.

Já para quem prefere momentos mais solitários em companhia da bebida preferida, deixá-lo próximo ao escritório, por exemplo, pode ser uma boa alternativa. “O que manda nesse caso é como você prefere curtir esse momento”, acrescenta o arquiteto.

Pinotti afirma também que não há necessidade em se ter um grande espaço para decorar o seu barzinho em casa, sendo possível começar mesmo com dimensões reduzidas, se adequando ao que você dispõe. Mas há uma regra que deve ser respeitada: “ele só não deve ficar no meio do caminho, atrapalhando a circulação.”

Foto: Divulgação

Decoração e iluminação do barzinho

Pinotti conta que, ao ser chamado para planejar o ambiente de uma residência, gosta de propor um estilo customizado e que reflita a personalidade do cliente, no mobiliário e na iluminação, com destaque para as bebidas e copos.

“A decoração pode ter um ar mais clássico, usando um espelho, ou ser mais industrial com uma parede de cimento queimado, estantes metálicas. Ou até mesmo mais lúdica, com a utilização de quadros temáticos, jogos de bebidas ou de bares”, explica.

Foto: Divulgação

Sobre a iluminação, o arquiteto afirma que ela precisa estar de acordo com a decoração, com a criação de algumas possibilidades como:

  • Iluminação mais dramática, com spots (luminárias) no forro;
  • Iluminação difusa, sem destacar nenhuma peça, com a utilização de um perfil com fita de LED;
  • Buscar empresas especializadas que criam grandes adegas climatizadas com iluminação própria.

“Como a recomendação é sempre evitar a mudança de temperatura e incidência de luz nas bebidas, o melhor é não instalar uma iluminação que fique diretamente sobre as garrafas”, ressalta o arquiteto.

Bebidas e demais itens do barzinho decorado

Após se preocupar com o local, o tamanho, a decoração e a iluminação, chegou o momento de pensar no conteúdo do barzinho. A lista de bebidas pode ir das indispensáveis cervejas aos destilados mais tradicionais como vodka, uísque, tequila e cachaça, passando pelos “novos” queridinhos saquê e gin, os vinhos e espumantes, e até mesmo bebidas sem álcool, usadas para o preparo dos drinques, como sucos, refrigerantes e água tônica.

“Quem prefere cerveja pode começar só com uma adega pequena, bandeja, copos tulipa e apoios de copo ‘diferentões’. Para turma do uísque, o principal é o copo correto, um balde de gelo e pegador. Já quem gosta de presentear os amigos com drinques, uma composição mesclando copos diferentes, coqueteleira, misturador e outros itens serão muito bem aproveitados ao lado de gin, bitters e soda”, completa.

Projetos arquitetônicos do Vinhedos

No Village Bordeaux, primeiro condomínio do bairro Vinhedos, os projetos arquitetônicos devem priorizar recursos que trazem charme, conforto e funcionalidade aos ambientes, como acontece com um barzinho personalizado e funcional. Conheça os diferenciais oferecidos e planeje sua futura moradia em um bairro moderno e sofisticado na capital do Mato Grosso.

COMPARTILHAR: