Vinho e glamour com as adegas residenciais

Vinho e glamour com as adegas residenciais

Maneira de armazenar garrafas gera possibilidades de integrá-las com charme e elegância aos diversos cômodos da casa

Uma das bebidas mais populares do mundo, o vinho faz parte da história da humanidade há séculos, influenciando a cultura e a economia de diversos povos. Toda a sua concepção, do cultivo das uvas até a maneira de engarrafar o produto, demanda muita atenção. Mas armazenar as garrafas de forma apropriada, de preferência em uma adega feita para isso, é essencial. Se o vinho não for devidamente acondicionado, pode se deteriorar, ganhando aspectos indesejados e perdendo o sabor e o aroma característicos, algo fatal para um bom colecionador de vinhos.

Além disso, vamos combinar: uma adega na sala ou na cozinha traz um charme todo especial para a casa e chama a atenção das visitas pela sua elegância e modernidade. Além de um lugar bonito para armazenar os vinhos, o local onde a adega residencial é instalada se torna perfeito para desfrutar momentos incríveis entre amigos e com a família.

O que é uma adega de vinhos?

Uma adega de vinhos é o ambiente climaticamente controlado e adequado para armazenar os mais diversos estilos desta bebida, seja com o objetivo de envelhecê-los ou apenas para garantir que as suas características sejam mantidas eficazmente até o momento da degustação.

A história da criação das adegas é relativamente incerta, mas os historiadores acreditam que o costume de armazenar os vinhos é muito antigo, remetendo ao ano 5 mil a.C. Curiosamente, algumas civilizações antigas costumavam deixar ânforas com o líquido obtido por meio do esmagamento das frutas, hoje denominado como mosto, enterrados no solo por meses. Em seguida, os vinhos eram trocados de recipientes e levados abaixo do solo novamente, até que chegasse o momento ideal para o consumo.

Antes restrita às vinícolas, lojas e restaurantes, as adegas são cada vez mais comuns em casas de apreciadores de vinhos. Ainda que geralmente não sejam de grande porte, armazenando, no máximo, algumas dúzias de rótulos, suas funções são as mesmas. É importante destacar que a adega faz o controle de umidade, de incidência de luz e de vibração, fatores que podem afetar negativamente a bebida, mantendo-as em uma temperatura ideal.

Seu tamanho pode variar, a depender do espaço disponível, indo de um armário no cantinho da sala a até um cômodo inteiramente reservado à construção da adega. Outros motivos que afetam o planejamento do tamanho das adegas residenciais são o dinheiro disponível e o acervo de garrafas do colecionador. Veja abaixo algumas dicas essenciais de pontos que não podem ficar de fora no planejamento da adega residencial:

  • Escolher o local adequado;
  • Determinar o tipo de material que será utilizado;
  • Evitar a trepidação exagerada;
  • Ficar de olho na iluminação;
  • Não descuidar da umidade;
  • Ficar atento com a temperatura ambiente.

Principais tipos de adegas

  • Adega passiva: esse tipo de adega é um dos mais comuns. Como o próprio nome já indica, a adega passiva funciona praticamente por si mesma, apenas com a sua própria estrutura. Como principal representante dessa família, podemos citar as tradicionais caves francesas, um termo traduzido por caverna e que realmente imita a estrutura de uma caverna ou porão. Normalmente, são construídas abaixo do nível da casa e com as condições ideias de escuridão e umidade.
  • Adega termoelétrica: exemplar do modelo das adegas climatizadas, utiliza a eletricidade para manter o interior do espaço com as condições necessárias para a preservação do vinho. Por não oferecer um resfriamento muito eficaz, este tipo de adega é mais indicado para aquelas pessoas que moram em locais com climas intermediários, não tão quentes e nem tão frios, já que esse tipo de adega não oferece um resfriamento muito efetivo.
  • Adega com compressor: ideal para quem mora em locais muito quentes ou tem vinhos caros na coleção, esse tipo de adega tem um custo maior de energia, uma vez que é preciso uma quantidade maior de força para resfriar o interior do ambiente. O interessante neste modelo é a possibilidade em determinar temperaturas variadas em pontos distintos de adega. Um ponto a se considerar desta categoria de adega é o barulho feito pelo compressor, ferramenta responsável pela refrigeração do ambiente.

Adegas para todos os gostos

A L´Harmonie Fina Cozinha é a primeira e única loja do estado de Mato Grosso especializada em eletros de alta performance para cozinhas planejadas e demais espaços afins. Localizada em Cuiabá, a L’Harmonie está há 11 anos no mercado. A seguir, apresentamos três modelos de adegas residenciais disponíveis na loja.

Adega Elettromec 45 Garrafas Dual Zone Built-In
Com capacidade para 45 garrafas e muito estilo e elegância no design, esta adega conta com acabamento em aço inox e porta de vidro duplo, garantindo a proteção dos vinhos de raios UV e melhor isolamento térmico. Outros itens que dão estilo a esse modelo são o compressor, prateleiras de madeira e iluminação de alto brilho em LED. O modelo Dual Zone permite, ainda, o armazenamento adequado de diferentes vinhos em temperaturas distintas, variando entre 5 ºC e 22ºC.

Adega Elettromec 45 Garrafas Dual Zone Built-In

Adega Elettromec em inox 14 Garrafas Freestading
Modelo que recebe até 14 garrafas, este Freestading é, assim como o modelo anterior, feito em aço inox, e as duas camadas de vidro temperado diminuem a incidência de raios UV, o que é primordial na conservação da bebida. As grades cromadas no interior fazem as garrafas serem armazenadas separadamente, o que impede que elas se movam e se encostem. O sistema de refrigeração da Freestading impede que a temperatura externa altere o ambiente interno da adega e, além disso, traz iluminação em LED e tecnologia que mantém o funcionamento da adega mesmo com queda de energia.

Adega Elettromec em inox 14 Garrafas Freestading

Adega de piso e de embutir Tecno Professional TR43 AVDC
Armazena até 163 garrafas em duas zonas de temperaturas independentes de 5 ºC a 20 ºC, o que permite a melhor conservação dos diferentes tipos de vinhos. Os inteligentes sistemas de ventilação e de refrigeração frost free também ajudam a manter a qualidade dos vinhos armazenados, preservando inalterados os sabores e os aromas das bebidas. Outros pontos positivos: prateleira porta-taças em madeira, porta com puxador e moldura em aço inox antimanchas, prateleiras em madeira maciça antiumidade, vidro duplo antirraios UV e design que se integra em ambientes de diferentes estilos.

Adega de piso e de embutir Tecno Professional TR43 AVDC

Lifestyle no Vinhedos

Os projetos residenciais do Vinhedos Cuiabá deverão valorizar aspectos como modernidade, sofisticação e, principalmente, a comodidade dos moradores, prezando por um estilo de vida inovador e moderno. Como o bairro também contará com um Wine Bar, confira o texto publicado no blog sobre os tradicionais bares de vinhos distribuídos pelo mundo.

COMPARTILHAR: