As práticas de reciclagem e coleta seletiva de lixo são indispensáveis para ajudar o meio ambiente e facilitar o reaproveitamento de resíduos
No Brasil, mais de 82 milhões de toneladas de lixo são produzidas por ano, e apenas pouco mais de 2% são reciclados em todo o país. Esse cenário é prejudicial ao meio ambiente, e, por isso, práticas no dia a dia são necessárias para fazer a diferença, como a própria reciclagem e a coleta seletiva de lixo.
Embora sejam práticas simples, se feitas com frequência pelo maior número possível de brasileiros, podem ajudar na preservação do meio ambiente. A separação do lixo doméstico, por exemplo, além de ajudar a diminuir o número de lixões e aterros sanitários, facilita a reciclagem dos resíduos não-orgânicos.
A coleta seletiva traz uma expressiva diminuição na quantidade de lixo a ser tratado e eliminado. Assim, há economia de recursos naturais, incentivo de projetos de reciclagem, geração de renda para catadores de lixo, além de redução da disposição inadequada do lixo.
Como separar o lixo?
Prática bem simples, a separação de lixo pode ser feita diariamente. Em geral, é necessário:
- separar o lixo orgânico do reciclável;
- estar atento aos dias de coleta e deixar o lixo fora do alcance de animais;
- encaminhar resíduos limpos para a reciclagem;
- em caso de vidros quebrados, embalar os resíduos separadamente e identificar, evitando acidentes.
Existe alguma maneira de reduzir a produção de lixo?
Sim! É possível reduzir a produção de lixo em casa a partir da conscientização em relação aos “5 Rs”:
- repensar: toda a compra é necessária? A prática de repensar o consumo é indispensável para o futuro do meio ambiente.
- reduzir: ao repensar, você reduz. Por consequência, gera menos resíduo, e, claro, haverá menos gastos.
- reusar: reutilize resíduos ao priorizar objetos e peças que já estão no meio ambiente e estão paradas. Aposte em brechós, antiquários, projetos sustentáveis, entre outros.
- reutilizar: muitos materiais podem ser reutilizados em outras funções. Além de econômica, essa prática é muito importante para o meio ambiente.
- reciclar: a reciclagem é fundamental para realocar resíduos no ciclo produtivo.
Reciclagem: por que fazer?
A reciclagem é o processo do reaproveitamento do lixo descartado, isto é, ela começa com a coleta seletiva do lixo. Assim, os resíduos poderão ser reciclados e transformados em um novo produto ou uma nova matéria-prima.
Extremamente importante, esse processo tem o objetivo de diminuir a produção de resíduos e o acúmulo de lixos no meio ambiente para a redução do impacto ambiental. Em meio a essa prática, utiliza-se um conjunto de técnicas que transformarão o descarte em um novo produto.
É urgente que a reciclagem seja incentivada e pensada por todos os brasileiros, fazendo com que o meio ambiente prevaleça e tenha futuro. E tudo começa com a prática da coleta seletiva de lixo.
Vale lembrar, porém, que reciclagem e recuperação não são a mesma coisa. A separação dos resíduos pode fazer com que eles sejam recuperados, mas não necessariamente reciclados, visto que, para ser uma reciclagem, é necessária uma transformação no rejeito, recolocando-o no ciclo produtivo.
Coleta seletiva Inteligente do Vinhedos
O Vinhedos, primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa, é inspirado em um conceito de “smart city”, que preza pela sustentabilidade. Por conta disso, ele traz diferenciais que incluem práticas sustentáveis.
Em sua extensão, o bairro irá contar com uma coleta de lixo seletiva, inteligente e inovadora, que visa o descarte correto em prol de um meio ambiente menos prejudicado. Planeje sua moradia em um bairro que se preocupa com o futuro do planeta! Invista em um bairro como o Vinhedos.