Vinhedos: inovação, inteligência e sustentabilidade

Vinhedos: inovação, inteligência e sustentabilidade

Bem-estar e qualidade de vida são prioridades, e o Vinhedos Cuiabá sabe como oferecer isso em sua proposta de bairro inteligente

Qualidade de vida e bem-estar se tornaram prioridades na vida das pessoas por conta do crescimento desenfreado dos grandes centros urbanos, que resultou em uma poluição exagerada, caos no trânsito, violência, entre outras consequências para a rotina.

Na contramão desse cenário, surgiu o conceito de bairro inteligente, inspirado na ideia de “Smart City” (“Cidade inteligente”, em tradução livre). É nessa estrutura que se encaixa o Vinhedos Cuiabá, bairro planejado da região do Santa Rosa.

Devido, principalmente, à evolução da tecnologia e ao surgimento da Internet das Coisas (IoT), que essa proposta de cidade inteligente adquiriu novos significados. Ao longo dos anos, firmou-se o objetivo de uma interação entre os domínios físicos, digitais e biológicos, e os princípios sociais.

Um bairro inteligente, portanto, é aquele que se inspira nesse conceito completo e busca uma proposta mais sustentável, tecnológica e inovadora. É exatamente como ocorre com as smart cities, mas em uma escala menor.

A partir das ferramentas tecnológicas promissoras do IoT, os bairros inteligentes apostam em implementações. Um exemplo é o poste de iluminação inteligente, o qual garante acesso à internet sem fio, além de anunciar alertas aos moradores, monitorar o tráfego (de pedestres e veículos) e a qualidade do ar, detectar regiões alagadas, entre outras funcionalidades.

E o que um bairro inteligente busca?

O projeto de um bairro inteligente é muito bem desenhado, criado e planejado por uma equipe de especialistas – arquitetos, engenheiros e urbanistas. A segurança e a mobilidade dos moradores são os pilares desse conceito.

Mas, além disso, diferente de um bairro tradicional, a infraestrutura inovadora prevê moradias, diferenciais, estruturas multifacetadas, espaços com natureza, entre outros – em geral, áreas que promovam bem-estar e qualidade de vida.

Sendo assim, os bairros inteligentes são planejados com todos os elementos necessários, quando falamos de infraestrutura, para que os moradores tenham bem-estar e qualidade de vida a partir de uma boa comodidade, segurança e interação social.

Coleta de lixo inteligente

Diferenciais do Vinhedos Cuiabá

Inspirado no conceito de Smart City, o bairro Vinhedos foi totalmente elaborado para trazer a melhor qualidade de vida possível aos moradores. Cada metro quadrado é planejado para proporcionar o máximo de conforto, segurança e praticidade, com a distribuição inteligente de edificações: edifícios residenciais, condomínios horizontais, centros comerciais e de serviços e áreas verdes e de lazer.

A proposta é entregar soluções sustentáveis e inteligentes aos moradores a partir do uso estratégico de tecnologias nos espaços públicos e equipamentos disponíveis – tal qual sugere o conceito de smart city.

Petpark

Próximo dos melhores shoppings, supermercados, hospitais, lojas, bares, restaurantes e academias da cidade, o Vinhedos conta com grandes maciços vegetativos que conformam o sistema de áreas verdes.

O bairro é um projeto que eleva Cuiabá a um novo patamar urbanístico e imobiliário, promovendo qualidade de vida e agregando ainda mais valor ao espaço urbano da capital mato-grossense. Alguns dos diferenciais do Vinhedos são:

Confira todos os diferenciais do bairro planejado aqui.

COMPARTILHAR: