Benefícios do contato das crianças com a natureza

Benefícios do contato das crianças com a natureza

Essencial para o desenvolvimento infantil, a relação entre natureza e crianças é uma realidade nas áreas de lazer do condomínio Village Bordeaux
__________________________________________________________________________________________________________

Há múltiplos benefícios em passar um tempo em contato com a natureza ao longo da rotina. Embora seja necessário para a saúde e relaxamento de todos os indivíduos, é fundamental para o desenvolvimento infantil, visto que esta relação pode gerar diferenciais importantes para a vida das crianças.

Cuidar das plantas, praticar exercícios físicos, respirar ar puro, brincar na terra, entre muitos outros, são hábitos saudáveis para estimular os diversos sentidos, e garantir bem-estar físico e mental às crianças. Medidas cotidianas podem, até mesmo, reverter o que é conhecido como “déficit de natureza”, falta de relação com o mundo natural, muito comum na realidade dos centros urbanos.

Além de incentivar o bem-estar físico e mental dos pequenos, que ajuda diretamente no desenvolvimento e melhoria do processo de aprendizagem e desempenho escolar, o contato infantil com a natureza estimula as habilidades socioemocionais e o convívio social. Ainda, instiga uma preocupação com ideias ligadas à natureza, criando uma consciência em relação aos cuidados com meio ambiente, ecologia e sustentabilidade.

É inegável, portanto, a importância da relação entre a criatividade infantil e os benefícios da natureza, que garante um desenvolvimento cognitivo, físico e emocional, importantíssimo para a fase de crescimento. Isso sem contar, é claro, na socialização e momentos de diversão junto à família, proporcionando memórias e bom-humor.

Benefícios desse contato para a saúde

E, afinal, quais são os principais benefícios do contato com a natureza para a saúde, bem-estar e rotina das crianças?

  • Aumenta a criatividade: amplia e diversifica as experiências sensoriais. Esse contato faz com que existam estímulos de cores, cheiros e texturas, ampliando as conexões neurais e melhorando os sentidos.
  • Melhora a concentração: caminhadas ao ar livre aumentam a capacidade de concentração.
  • Produz Vitamina D: tomar sol é essencial para manter a vitamina D em dia. Mas, claro, não deixe de usar protetor solar.
  • Regula a qualidade do sono: a interação com plantas, vento, animais (incluindo insetos) favorece o relaxamento, promovendo uma noite de sono bem dormida.
  • Aprimora o desempenho físico: os benefícios dos exercícios físicos são ampliados ao serem praticados ao ar livre.
  • Fortalece o sistema imunológico: um estudo divulgado pela Universidade de Helsinque, realizado com crianças entre 3 e 5 anos, mostra que a flora intestinal e as boas bactérias da superfície da pele também são beneficiados ao ar livre.
Contato entre crianças e natureza no Village Bordeaux

Por essas importantes e variadas razões, o Village Bordeaux, condomínio horizontal do Vinhedos Cuiabá, primeiro bairro planejado da capital mato-grossense, apresenta um projeto com muitas (e lúdicas) áreas verdes, que são voltadas ao desenvolvimento, relaxamento e divertimento das crianças.

O condomínio apresenta um projeto excelente para a diversão infantil, como um playground, que está integrado ao salão de festas, para acomodar crianças e adultos de forma criativa e conveniente. Não apenas este, como também o playground lúdico traz a possibilidade de que os pequenos tenham contato com a natureza, texturas, cores e brincadeiras, que desenvolvem diversos sentidos e consomem a energia dos pequenos.

Além desse espaço lúdico e muito divertido, o Village Bordeaux também conta com uma casa na árvore, que busca estimular a relação das crianças com a natureza — e, tudo, mesclando a diversão com muita criatividade.

Sua moradia no Village Bordeaux, localizado Vinhedos Cuiabá

Há muitas vantagens em escolher um condomínio horizontal como o Village Bordeaux, localizado no Vinhedos, primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa que traz diferenciais incríveis para facilitar a vida dos moradores, incluindo áreas verdes que podem ser usufruídas pelas crianças. Planeje sua futura moradia em um bairro moderno e sofisticado.

COMPARTILHAR: