Mato Grosso: paraíso do ecoturismo

Mato Grosso: paraíso do ecoturismo

Com diversas opções de turismo ecológico, Cuiabá e seus arredores são um verdadeiro paraíso de belezas naturais

Capital do estado de Mato Grosso, Cuiabá esconde belezas naturais incríveis, que conferem as mais diversas emoções e sensações para os amantes do ecoturismo. De aventuras a contemplação da natureza, a cidade e seus arredores guardam um dos cenários mais fascinantes do Brasil.

Mato Grosso conta com três tipos de biomas em seu território – Cerrado, Pantanal e Amazônia —, o que explica sua beleza exuberante e diversificada. Inclusive, o pantanal mato-grossense é considerado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco, e guarda uma extensão ambiental particular e característica.

Com uma dimensão expressiva e grandiosa, o estado conta com 906 mil km² de território, sendo rodeado por cenários com fácil acesso por rodovias pavimentadas e/ou voos de companhias aéreas regionais, como é o caso da própria Amazônia, Vale do Araguaia, entre diversos outros paraísos naturais em seu território ou próximos a ele.

O Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, por exemplo, está localizado a cerca de 50 km da zona urbana da capital e é um dos lugares mais belos, com opções incríveis de turismo. Com acesso pela rodovia MT-251, o local tem 70% de sua área no município de Cuiabá. Conheça algumas das principais atrações próximas à capital mato-grossense:

Nobres

Uma opção espetacular — quase mágica — para conhecer e visitar, é Nobres, um município incrível para uma viagem em família, passeio de fim de semana, experiências naturais para relaxar e muito mais. Destaque em ecoturismo, a cidade está localizada a 124 km de Cuiabá, e traz atrações de flutuação em rios, altíssima biodiversidade (aquática e terrestre), além das suas cachoeiras fantásticas.

Nobres

Chapada dos Guimarães

Se você ainda não conhece, a Chapada dos Guimarães é um local que vale a visita e fica a apenas 68 km da capital. Situado entre os municípios da Chapada de Guimarães e Cuiabá, soma uma área total de 33 mil hectares.

Dentre suas belezas naturais, destacam-se as múltiplas opções de cavernas, rios, lagoas, corredeiras, cascatas, cerrado, escarpas, planaltos e planícies. A prática de esportes radicais é igualmente notória, com modalidades como canoagem e rafting disponíveis aos visitantes.

Jaciara

Para quem ama uma aventura, Jaciara precisa ser um destino escolhido para uma visita. Conhecida regionalmente como a Capital dos Esportes Radicais, a cidade conta com rios, como o Tenente Amaral, com cachoeiras e corredeiras, perfeitos para prática de rafting e canoagem.

Se a procura é por mais aventura ainda, o cachoeirismo, rapel e highline são ótimas alternativas disponíveis. Vale lembrar, é claro, que além das opções radicais, todo o local é contemplado por belezas naturais como dezenas de cachoeiras, águas termais, rios, cavernas e piscinas naturais, incluindo sítios arqueológicos com arte rupestre.

Vale do Chico, em Jaciara

Barra do Garças

Embora seja um pouco mais distante de Cuiabá, cerca de 510 km, esse município mato-grossense merece uma visita, especialmente mais prolongada. Em Barra do Garças, está o Parque Estadual da Serra Azul, com visitação gratuita. Criado em 1994, o local é uma Área de Proteção Ambiental com 11 mil hectares, para assegurar a conservação dos recursos naturais existentes na Serra Azul. Além dessa experiência espetacular, a cidade é repleta de opções naturais para se aventurar e relaxar.

Cáceres

Localizada a cerca de 250 km da capital Cuiabá e banhada pelo Rio Paraguai, Cáceres é uma cidade do Mato Grosso, conhecida por ser a “Cidade Portal do Pantanal”. Riquíssimo em belezas naturais, o local traz uma fauna e flora que deixam o clima tranquilo, mas selvagem. É possível se aventurar nas fazendas pantaneiras, como a Fazenda Jacobina, que além das paisagens dignas de foto, também carregam muitas histórias. No Centro Histórico, há diversas opções de turismo em museus, igrejas e casarios de época.

Poconé

Localizado entre os rios Paraguai e Cuiabá, Poconé é o principal acesso para a estrada-parque Transpantaneira, entrada para o Pantanal mato-grossense, que conta com 650 espécies de aves, mais de 200 de peixes e 80 de mamíferos. Na cidade, há uma série de paisagens naturais, que podem ser encontradas em trilhas de fazendas e passeios em algumas estradas.

Pantanal

Cuiabá também está próxima ao pantanal mato-grossense, cerca de 120 km, e este é um ecossistema rico em biodiversidade, um destaque reconhecido internacionalmente por suas riquezas naturais. Para quem está na capital, a opção principal de passeio é a Transpantaneira, estrada responsável por ligar Poconé a Porto Jofre, na beira do Rio Cuiabá. Ao longo do trajeto, é possível conhecer mais desse espetáculo natural, considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

Esteja próximo a essas belezas naturais e more no Vinhedos Cuiabá

O Vinhedos, primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa, está em uma ótima localização em Cuiabá, o paraíso do ecoturismo. Não deixe de conhecer os diferenciais oferecidos e planejar sua futura moradia em um bairro moderno e sofisticado.

COMPARTILHAR: