Em busca da trilha perfeita

Mountain Bike: conheça as principais modalidades

Conheça as diferentes modalidades de mountain bike e escolha a ideal para o seu perfil


Você já ouviu falar de Mountain Bike? Em tradução livre, o termo significa “Ciclismo na Montanha” e nada mais é que uma modalidade de ciclismo que requer resistência, velocidade, equilíbrio e habilidades técnicas importantes. 

Esse tipo de ciclismo é, ainda, muito conhecido como um esporte radical, que pode ser praticado em montanhas ou terrenos com barro, pedras, descidas e subidas, e ele exige muita disposição e esforço dos atletas que o praticam. 

O esporte conta com diversas modalidades, e cada uma delas com níveis de dificuldade diferentes. E mesmo carregando ‘montanha’ no nome, as modalidades não focam apenas nesse ambiente, podendo ser praticado também dentro das cidades, como em ruas com escadas, parques com degraus ou até mesmo em algumas trilhas. 

Para praticar o mountain bike, porém, não basta simplesmente pegar a sua bicicleta e ir pedalar em alguma trilha. Existem diferentes categorias dessa prática que devem ser levadas em consideração, porque o veículo de duas rodas pode ser diferente conforme o desafio. 

Sendo assim, listamos as principais modalidades de mountain bike para você conhecer um pouco mais sobre cada uma delas.  

Cross country

No cross country, as corridas são as mais comuns no mundo do ciclismo e, geralmente, são mais técnicas e feitas a longa distância, que podem chegar a várias horas ou levar um dia inteiro, de acordo com a categoria. É uma prática com um percurso desafiador, então a bicicleta precisa ser leve ou ter um bom amortecedor. 

Downhill 

A característica do downhill é a descida com curvas apertadas ou qualquer tipo de obstáculos

A característica do downhill é a descida com curvas apertadas ou qualquer tipo de obstáculos. Para praticar, é preciso atingir uma velocidade maior em percursos desafiadores para terminar o trajeto com o menor tempo possível. Pode ser praticada em ambientes urbanos ou na natureza.

Dual Slalom

Nesta modalidade, os competidores ficam em pistas paralelas, descendo uma ladeira por um curto trajeto. Geralmente, correm dois competidores ao mesmo tempo, e são colocadas bandeiras para sinalizar por onde os ciclistas devem passar. Contudo, é preciso ter os cuidados adequados nessa prática para evitar acidentes. 

Freeride

A modalidade Freeride é relativamente nova no ciclismo, e, para praticar, não é necessário algumas regras iguais às outras. O objetivo da prática é para quem gosta de testar suas habilidades e se divertir com saltos e manobras. 

Trip-Trail  

Esta modalidade é considerada uma maratona por ter um percurso longo, podendo ser uma viagem por trilhas e estradas de terra. É uma prova exigente, que reúne trechos de outras modalidades, como o Downhill e o Cross Country.

Enduro

Enduro

Ao contrário das outras listadas acima, nesta, as provas têm um tempo pré-definido para serem completadas. Assim, é preciso ter controle e noção de tempo para realizar a prova. O enduro funciona bem para ciclistas que não são tão especializados em ladeiras.   

Cicloturismo

O cicloturismo, na verdade, não é caracterizado como competitivo igual às outras modalidades. No cicloturismo, utiliza-se a bicicleta como o único meio de transporte para fazer viagens turísticas, e a prática está cada vez mais popular entre os apaixonados por ciclismo. 

Agora que você sabe diferenciar cada modalidade, também é importante saber como manejar uma mountain bike e estar com os equipamentos necessários, como pedais, freios e capacetes revisados para poder realizar a prática tranquilamente. 

Mountain Bike no quintal de casa 

Já imaginou poder praticar o seu esporte favorito no quintal de sua casa? O Vinhedos, bairro planejado localizado na região do Santa Rosa, em Cuiabá (MT), tem uma trilha de bike própria para os moradores. Quer saber mais? Conheça o novo empreendimento da Abitte

COMPARTILHAR: