A importância da prática da atividade física

A importância da prática da atividade física

A prática da atividade física é importante nos mais variados aspectos, sendo essencial para garantir uma qualidade de vida mais saudável e um envelhecimento tranquilo.

A prática da atividade física é um elemento-chave para a longevidade e para uma vida mais feliz e saudável, e sua frequência diminui substancialmente o risco de várias doenças e acarreta muitos benefícios, sendo um elemento essencial para aumentarmos nossa qualidade de vida.

Incontáveis benefícios

Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora até mesmo nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias e corriqueiras, uma vez que elas podem proporcionar não só o emagrecimento, ganho de músculos, aumento da autoestima e mais saúde como também é responsável por proporcionar maior relaxamento e felicidade depois de alguma prática.

Devemos sempre lembrar de respeitar o limite do nosso corpo e entender até que ponto podemos ir de maneira saudável. As limitações são aquelas que, de alguma maneira, restringem o movimento e geram dor ou desconforto.

Isso ocorre porque o seu cérebro libera substâncias que proporcionam bem-estar quando o corpo está se movimentando. As chamadas endorfinas são hormônios neuromediadores que são liberadas gradualmente durante a atividade. Os especialistas alertam, no entanto, que a endorfina se manifesta principalmente em atividades que são agradáveis para o praticante, portanto, é importante não associar os exercícios físicos aos momentos de sofrimento. O ideal é respeitar o próprio limite para usufruir dos benefícios. A respeito do tempo indicado para tais atividades, o personal trainer Hamilton Kotaro, de Cuiabá, afirma: “O tempo é relativo ao programa de treino, visando a alcançar os objetivos já preestabelecidos com seu professor, mas o mínimo recomendado por dia se enquadra entre 20 a 50 minutos.”

Vantagens da prática de exercícios físicos:

As atividades físicas geram uma grande quantidade de benefícios para o nosso corpo e também para nossa mente. É por isso que elas são tão recomendadas pelos profissionais de saúde. A seguir, listaremos alguns dos benefícios já reconhecidos a respeito da importância da prática das atividades físicas:

• Previnem o desenvolvimento de doenças crônicas, como hipertensão e diabetes
• Controlam os níveis de colesterol
•São importantes aliadas no tratamento da depressão e ansiedade
•Melhoram o condicionamento muscular e cardiorrespiratório
•Auxiliam no controle de peso e na melhora da flexibilidade e postura
•Contribuem na melhora de dores e diminuem a incapacidade funcional
•Melhoram a qualidade do sono e o desempenho cognitivo
•Reduzem o estresse e aumentam a sensação de bem-estar

É importante lembrar:

Agora que você conhece os benefícios de uma vida fisicamente ativa, tanto na prevenção quanto no tratamento de diversas doenças, sejam elas físicas ou psicológicas, é importante ter em mente também os cuidados necessários antes do início de uma atividade física. Atitudes como procurar um médico, estar atento às próprias limitações e aprender a se alongar e aquecer antes de dar o pontapé inicial são importantes para evitar acidentes e machucados. Segundo Hamilton Kotaro, no caso de quem nunca praticou atividades físicas ou que esteve parado nos últimos anos, “este deve fazer uma avaliação física e iniciar com um programa de exercícios individualizado e gradativo, visando a não comprometer a saúde.”

Devemos sempre lembrar de respeitar o limite do nosso corpo e entender até que ponto podemos ir de maneira saudável. As limitações são aquelas que, de alguma maneira, restringem o movimento e geram dor ou desconforto. A dor do dia seguinte pode ocorrer, mas se não desaparecer nos próximos dias com a sequência do treino ou mesmo com o descanso, isso é um sinal de alerta. A atenção com a hidratação também é primordial, assim como utilizar a vestimenta adequada, que permita a troca de calor entre o corpo e o ambiente, e também, uma boa movimentação.

Com relação aos sinais que podem ocorrer durante a prática, é importante monitorar as reações do organismo, em especial para sintomas como tontura, dificuldade para respirar, dor na região esquerda do tórax, sudorese fria, náuseas e vômitos. Nesses casos, pode ser que esteja acontecendo algo mais grave com o organismo, que exija mais atenção.

Alongamento x Aquecimento

É fácil se confundir, mas os exercícios de alongamento são distintos dos exercícios voltados para promover o aquecimento. O alongamento se parece muito com a ideia de aquecimento, mas a depender do objetivo, essa combinação de exercícios de alongamento pode ser trabalhada em sessões exclusivas ao longo da semana ou como algo complementar.

A regularidade contribui para uma melhora da coordenação motora, para a manutenção e o aumento da amplitude de movimento, para a redução de encurtamentos musculares e para o relaxamento muscular, entre outros benefícios.

Já o aquecimento é parte integrante e indispensável no início da atividade física e ajuda na transição do estado de repouso para o de alerta e atenção. A partir dele, o aumento da temperatura corporal tem efeito por todo corpo e permite que o organismo desempenhe sua capacidade máxima, prevenindo lesões e acidentes.

Exercícios no Vinhedos

O Bairro Vinhedos contará com diversas opções de práticas físicas, visando a agradar aos mais variados e diversificados gostos e perfis de seus moradores. Por lá, haverá áreas para a prática de Beach tennis, Ciclismo e Ginástica ao ar livre, além de uma ótima piscina com borda infinita para uso comum, na área de lazer. Estarão à disposição, também, pista de skate e patins, e muitas áreas verdes para respirar ar puro e estar em contato com a natureza, enquanto aproveita de revigorantes caminhadas.

COMPARTILHAR: