Madeira nos interiores: relaxamento e sofisticação

Madeira nos interiores: relaxamento e sofisticação

Utilizada em vários ambientes, a madeira é uma alternativa aconchegante, versátil e criativa
__________________________________________________________________________________________________________

Material heterogêneo, constituído basicamente de fibras, a madeira é um item que pode ser um grande diferencial nas construções e decorações interiores, podendo ser utilizada em pisos, forros, portas, janelas, revestimentos de parede, móveis e, até mesmo, objetos decorativos.

Ao longo dos séculos, esse tipo de material foi muito trabalhado por artistas, arquitetos e designers. Isso porque, a madeira é extremamente versátil e, com criatividade, é possível combinar um desempenho funcional com sua beleza estética. Além de ser eficaz para aquecer como uma espécie de conforto térmico, também garante aconchego, relaxamento e sofisticação aos ambientes.

Campos de estudo como a neuroarquitetura e o design biofílico, inclusive, analisam e comprovam sobre como a estrutura dos espaços influencia a qualidade habitacional de um ambiente de diversas formas. A partir dessa análise, os benefícios de integrar a madeira aos ambientes residenciais (e até mesmo comerciais) tornam-se mais significativos.

Confira as vantagens de optar pela madeira:

Mais relaxamento

Uma pesquisa da organização FPInnovations e da Universidade de British Columbia aponta que o uso de madeira nos interiores auxilia para a queda dos níveis de estresse. O experimento concluiu que, de fato, a superfície de madeira estimula a redução das atividades do sistema nervoso simpático do corpo humano. Desse modo, diminui a frequência cardíaca, pressão arterial e estresse.

Outro estudo, dessa vez realizado por pesquisadores do The Graham Lowe Group, traz uma comparação entre ambientes com madeira e gesso. Segundo a análise, a primeira estimula sensações mais positivas aos moradores e visitantes se comparada ao segundo material.

Vale lembrar que, em geral, o contato com elementos os quais remetem à natureza — como é o caso da madeira — costuma ser mais benéfico para as sensações e respostas fisiológicas, psicológicas e neurológicas dos seres humanos. Consequentemente, potencializa o relaxamento, e melhora o humor e a produtividade.

Vantagem acústica

Uma ótima vantagem da madeira é o conforto acústico, visto que, devido à natureza porosa, consegue atenuar e absorver os sons, elevando o bem-estar. Essa ‘utilidade’ da madeira é adaptável a vários espaços, reforçando a flexibilidade do material, que pode estar de uma biblioteca a cômodos residenciais mais isolados.

Qualidade do ar e conforto térmico

A qualidade do ar interno também pode melhorar a partir da presença da madeira, pois esta conta com baixa condutividade térmica, o que a torna uma isolante natural, absorvendo e liberando umidade.

Sendo assim, mantém um equilíbrio interno de temperatura, elevando a umidade em caso de clima seco, resfriando a casa se houver muito calor, ou resfriando menos o ambiente nos dias frios. Há, portanto, um conforto térmico que proporciona mais qualidade de vida.

Ainda, esse material é mais saudável aos seres humanos, visto que reduz a liberação de formaldeído e demais compostos orgânicos voláteis nos ambientes, segundo uma análise da Work Mind, plataforma dedicada a edifícios saudáveis aos ocupantes.

Limpa e higiênica

A madeira é considerada um hipoalergênico, isto é, contém poucas substâncias produtoras de alergia conhecidas como alérgenos. Desse modo, não existe um grande acúmulo de partículas em suas superfícies, o que facilita, também, a limpeza e favorece a salubridade dos interiores.

Conheça os revestimentos em MDF

Para trazer uma característica rústica à sua decoração, é possível fazer um revestimento de madeira na parede em MDF. Com a GreenPlac, você garante mais estilo e personalidade aos seus projetos, valorizando espaços modernos, arrojados, sofisticados e versáteis.

Uma indústria nova, moderna e com tecnologia alemã, a Greenplac aposta em padrões que acompanham o ritmo do cliente, dando um toque particular e estiloso à decoração dos ambientes.

Madeira na sua residência no Vinhedos

No Vinhedos, primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa, os projetos residenciais podem priorizar a integração de madeira nos interiores, conferindo relaxamento e sofisticação.

Não deixe de conhecer os diferenciais oferecidos pelo Vinhedos Cuiabá e planejar sua futura moradia em um bairro moderno e igualmente sofisticado.

COMPARTILHAR: