Piscinas de borda infinita agregam elegância a condomínios

Piscinas de borda infinita agregam elegância a condomínios

Com design moderno e luxuoso, esse modelo de piscina é projetado para utilizar ao máximo a beleza do ambiente  

A elegância, o requinte e o design moderno fazem das piscinas de borda infinita itens que, cada vez mais, ganham espaço em condomínios e casas. Anteriormente exclusivo em hotéis cinco estrelas e resorts luxuosos, esse modelo agrega elegância ao espaço de lazer e valoriza o ambiente.

Além disso, essas piscinas são perfeitas para momentos de descanso com a família e amigos. Afinal, com os cenários incríveis proporcionados pela piscina de borda infinita, os adultos podem postar fotos incríveis do pôr do sol, enquanto as crianças vão se encantar com essa piscina “sem fim”. 

Leia a seguir o conteúdo especial do blog Vinhedos para ajudar você a se aprofundar no conceito, tipos e ter diversas inspirações para valorizar o ambiente de lazer da sua casa.

O que é uma piscina de borda infinita?

As piscinas de borda infinita são planejadas para trazerem a sensação de continuidade no entorno.

Seja em uma ou mais bordas, esse tipo de piscina é projetado de maneira arquitetônica a promover uma infinitude e amplitude em certos ângulos, como se não existissem barreiras ou “paredes”.

Com um conceito distinto das piscinas tradicionais, esse design característico faz com que o usuário sinta-se em um rio, lago ou outro tipo de corpo de água natural. 

Inclusive, brinca-se com a ilusão de ótica proporcionada, como se a água da piscina estivesse em fusão com outros elementos externos, como a água “de fora” e o céu. 

Como projetar uma piscina de borda infinita?

Geralmente, são escolhidos terrenos em declive para a construção de piscinas de borda infinita. Desse modo, os efeitos desejados, como o de imensidão e a ligação entre paisagem e piscina, ficam mais perceptíveis. Lembrando que é indicado que essa piscina seja moldada em concreto. 

Outra vantagem do terreno em desnível é que, no momento da construção, há menor necessidade de intervenções, como a retirada de terra. Terrenos planos encarecem a mão de obra devido a questões de nivelamento.  

Independente do terreno em que são instaladas, as piscinas infinitas são mais caras, pois envolvem maior quantidade de equipamentos e materiais, como bombas, tubulações específicas, entre outros acessórios. 

Para conseguir o efeito desejado, esse modelo de piscina necessita de um sistema de filtragem e uma estrutura mais baixa na área da borda. Cria-se, então, um vão para receber a água derramada, que cai em uma calha, onde é filtrada. O líquido é enviado para o reservatório principal (caixa de captação) e volta a ser bombeado para o interior da piscina.

Em relação aos revestimentos, cerâmicas, pastilhas e pedras naturais são os materiais mais empregados. 

Como fazer a manutenção das piscinas de borda infinita?

As piscinas de borda infinita precisam de cuidado redobrado em sua manutenção, pois contam com um mecanismo mais complexo. 

Um item que é preciso ficar sempre de olho é a canaleta de retorno. O dispositivo não pode estar obstruído, quebrado e sujo, pois isso atrapalha a circulação e o bombeamento da água. 

Quanto ao uso propriamente, fique atento às crianças. Piscinas habitualmente são perigosas para os pequenos, que ainda não sabem nadar ou ainda estão em fase de aprendizado. E muitos deles gostam de pular da borda para a água, e como nesse modelo a beirada da piscina está “invisível”, é melhor evitar esse tipo de brincadeira. 

Piscina de borda infinita com com proteção de vidro

Tipos de piscinas de borda infinita

Os três tipos mais utilizados no momento para fazer uma piscina de borda infinita são:

  • Efeito cascata: Uma opção que diferencia o projeto é a ilusão de efeito cascata. Para conseguir esse resultado, é preciso que a calha fique em um nível mais baixo, próximo ao fundo da piscina;
  • Com proteção de vidro: Esse tipo de recurso é utilizado quando a piscina é construída em lugares mais altos, como edifícios, sendo uma camada extra de segurança. O painel transparente faz com que não se perca a vista do horizonte, além de não prejudicar o escoamento da água;
  • Efeito camaleão: Uma das coisas mais legais da piscina infinita é a possibilidade de ilusão de ótica que ela causa. Que tal fazer isso também com as cores do revestimento? Escolha materiais que tenham o mesmo tom do ambiente e consiga um efeito camaleão. 

Piscina de borda infinita no Village Bordeaux

Os moradores do Village Bordeaux, condomínio dentro do bairro Vinhedos, terão à disposição uma incrível piscina de borda infinita, em um cenário à parte dentro do condomínio.

O ambiente, com design encantador, terá espaços como a prainha de 46,20m, a piscina infantil de 20,34m, dois pequenos longe com pergolado, e o espaço para área de banho de 46,46m, com borda infinita e lâmina d’água de 113m, garantindo um visual encantador. 

A piscina de borda infinita faz parte de uma série de diferenciais que serão oferecidas aos moradores do Village Bordeaux, como o espaço fitness, wine bar, beach arenas, entre muitos outros. 

COMPARTILHAR: