O mercado do autocuidado chega à arquitetura, trazendo o conceito de wellness (“bem-estar”) para a decoração das moradias
É inegável que a pandemia de Covid-19 mudou a forma que a humanidade enxerga o mundo. Isoladas em casa, as pessoas precisaram relembrar que as moradias são mais que um espaço de descanso e reclusão, mas também são representações e extensões de quem somos. Com isso, o “wellness” – “bem-estar”, em tradução livre – passou a ganhar espaço na arquitetura.
Grande parte das pessoas se sentiram inquietas e preocupadas com a situação do mundo em meio à pandemia de Covid-19. Por conta dessas mudanças, o Wellness começou a se apresentar enquanto tendência na arquitetura devido à sua alta popularidade como alternativa de relaxamento. Em meio a essa busca pela conexão pessoal e pelo conforto por conta do isolamento, consolida-se essa nova tendência de moradia, que visa espaços capazes de gerar bem-estar.
Segundo os arquitetos, as cores, as texturas e os aromas podem despertar diversas sensações, e, na busca pelo bem-estar, as moradias devem ser compostas por alguns itens que tragam sentimentos positivos. Guiada pelo conceito de “wellness”, portanto, a residência passa a apostar em uma decoração que, além da funcionalidade, traz paz e relaxamento, conectando os moradores com as próprias essências.
Wellness: quais são os elementos da arquitetura?
O Wellness tem como foco o conceito do autocuidado – e nada mais íntimo e cuidadoso do que estar atento ao próprio lar. Para transformar as moradias em verdadeiros refúgios terapêuticos com o objetivo de promover relaxamento e bem-estar individual, há uma série de itens que podem ser bons aliados.
As cores mais neutras e com pouco contraste, os aromas equilibrados (e o uso de velas), as texturas que convidam ao toque e as plantas adequadamente espalhadas pelos ambientes são alguns exemplos. De acordo com as perspectivas da arquitetura, esses elementos ajudam a trazer aconchego e bem-estar.
Diferença entre wellness e well-being
Em tradução livre, ambas palavras, “wellness” e “wellbeing”, têm o mesmo significado: “bem-estar”. No entanto, conceitualmente, há uma pequena diferença. O primeiro preza pelo bem-estar individual, enquanto o segundo é mais abrangente, visando todas as pessoas e os setores da sociedade.
O termo wellness está relacionado ao bem-estar destinado aos indivíduos, ou seja, é bastante íntimo e individual. Nesse conceito, há programas que se concentram na prevenção e gestão de doenças, no cuidado com a saúde física e mental, entre outras pautas urgentes para maior qualidade de vida.
Preze pelo bem-estar: wellness no Vinhedos
No Vinhedos, primeiro bairro planejado da região do Santa Rosa, os projetos residenciais podem se inspirar no conceito wellness, promovendo bem-estar e conforto aos moradores.
Não deixe de conhecer os diferenciais oferecidos pelo Vinhedos Cuiabá e de planejar sua futura moradia em um bairro que se inspira no conceito de “smart city”.